Câmara de Taboão acata pedido de CPI para investigar Cooperativa Habitacional Vida Nova

Engavetada há quase um ano a criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para investigar a  Cooperativa Habitacional Vida Nova deixou se ser uma ameaça e se tornou realidade. Na sessão desta terça-feira,5, o presidente da Câmara, José Aparecido Alves, o Cido acatou pedido de abertura da CPI foi feito pelo vereador Eduardo Lopes e foi assinado pelos outros 9 vereadores da base de governo. Os discursos feitos na Casa mostraram que a CPI foi uma reação do grupo governista aos “ataques da oposição”.  

O  estopim da revanche teria sido uma visita feita pelo vereador Moreira e o pré-candidato a prefeito José Aprígio ao Pronto Socorro do Santo Onofre. O fato acabou virando caso de polícia e ganhando repercussão. Após anuncio da CPI contra a Cooperativa a vereadora Luzia Aprígio disse que vai propor uma CPI contra a saúde e coletar abaixo assinado sobre o tema. 

Os vereadores da base reclamaram do fato e da sua exposição negativa.  O líder de governo, Eduardo Nóbrega,  fez um discurso firme e cheio de recados diretos. Pediu que os generais da oposição, citando o nome do ex-vereador Paulo Félix, não deixem a eleição municipal ganhar ares de guerra. 

“Faço apelo aos generais que estão com Aprígio em nome do ex-vereador Paulo Félix. Paulo leve luz às trevas. Alguém está levando o grupo de vocês à morte. Nós estamos jogando o jobo bom. Não estamos apanhando, mas apanhamos demais. Agora chega. Vamos responder. Aprígio vai ser ouvido acusado de roubar R$ 200 milhões. Se vocês querem lutar na lama então nós vamos. Faço aqui o último apelo que as forças políticas busquem a paz pra não irmos a guerra. A oposição gosta de bater mas muda o rosto quando apanha. Cansei de cotovelada. Ganhei 4 processos e uma representação no Tribunal de Contas. No passado um general dizia que o sangue vai dar no meio canela e é onde vai dar mesmo. Estou avisando vamos passar como rolo compressor. Teremos 70% dos votos”, bradou em tom de aviso, antes de ser interrompido pelo vereador Luiz Lune que o pediu ao mesmo para recuperar a calma.  

O proponente da CPI, vereador Eduardo Lopes, deve ser o presidente da Comissão. Ao que tudo indica ele pretende começar os trabalhos logo após a indicação dos membros, que vai acontecer na próxima terça-feira. Lopes antecipou que pretende convocar para a CPI o presidente da Cooperativa Habitacional Vida Nova, José Aprígio, o empresário Joel Garcia, o ex-prefeito Evilásio Farias e a ex- secretaria de Habitação Ângela Amaral. 

Moreira disse que a CPI não vai calar a sua voz e avisou que fará quantas visitas quiser às unidades de saúde do município. “Pode abrir CPI,mas não vão calar a minha voz. Vou visitar quantas unidades de saúde quiser e se o seu Aprígio quiser ir comigo será bem vindo”, disse. 

A reportagem do Jornal na Net solicitou aos assessores de José Aprígio que se ele se posicionasse sobre a instalação da CPI. Até o fechamento dessa matéria a reportagem não recebeu nenhum email da equipe dele. No plenário da Câmara jornalistas que cobriram a sessão foram informados de que haverá nessa quarta-feira uma coletiva para tratar do assunto, mas até o fechamento dessa matéria não fomos contatados a respeito.

Comentários