Texas Ranch promove pela primeira vez Etapa Regional de Equitação Fundamental Inclusiva

Por Outro autor | 4/04/2016

Evento inédito realizado no último domingo, dia 3, em parceria com a Hípica Manège Alphaville e validado pela FPH, reuniu 19 participantes

O último domingo, dia 3 de abril, foi um marco para o hipismo inclusivo paulista, com a realização da Etapa Regional de Equitação Fundamental Inclusiva. O evento idealizado pelo Centro de Equoterapia Educacional Texas Ranch e Hípica Manège Alphaville, foi certificado pela Federação Paulista de Hipismo (FPH). Além disso, reuniu 19 competidores de três instituições em uma disputa emocionante tanto para os participantes, quanto para o público de mais de 200 pessoas que esteve presente. Na ocasião também aconteceu a 1ª Etapa Metropolitana de Salto Para Iniciantes e TO.

A iniciativa, que é inédita no hipismo inclusivo paulista, surgiu após os bons resultados dentro e fora das pistas em 2015, quando praticantes do Centro Texas Ranch participaram das etapas na hípica. A parceria deu tão certo, que este ano, resolveram estender o convite a outros centros de Equoterapia, criando assim, o troféu Texas Ranch.  “O maior objetivo deste projeto é a inclusão social dos participantes. Temos competidores com Síndrome de Down, autistas, portadores de microcefalia, paralisia cerebral, entre outras. Mas, em cima do cavalo todos são iguais”, destaca a responsável pelo Texas Ranch, Elizabeth Melani. Outro ganho importante com a competição é o desenvolvimento dos praticantes, que é conquistado em cada sessão de treinamento, “as famílias ficam emocionadas em vê-los competindo e eles ficam felizes e mais motivados. Com certeza, tudo isso contribui para a evolução no tratamento deles”, aponta.

Por ser a primeira etapa, o evento foi considerado um sucesso na avaliação de todos os envolvidos. “As nossas expectativas foram superadas com o comparecimento em massa das instituições presentes. A aceitação foi tão boa que já planejamos reservar um período maior para esta categoria nas próximas quatro etapas confirmadas”, disse o sócio-diretor, da Hípica Manège Alphaville, José Batista Filho.

A competição contou com a participação, além do Texas Ranch, da Hípica Santa Terezinha de Carapicuíba-SP e do Projeto Liberdade, localizado na Serra da Cantareira na capital paulista. A coordenadora da Hípica Santa Terezinha, Eliane Cristina Baatsch, explica que diferente de outras modalidades esportivas como vôlei, futebol e ballet adaptado, o hipismo vai muito além.  Segundo ela, “eles estão participando de uma proposta além de terapêutica, mais também de autoestima e autoconfiança. E para os pais e familiares é muito gratificante ver a evolução dos alunos, ainda mais, quando estão inseridos em uma competição tão grande e bem organizados. Isso não tem preço”.

Comemorando uma década de existência, o Projeto Liberdade, pela primeira vez esteve em uma competição inclusiva. Com 11 praticantes e uma grande torcida, eles não se intimidaram e fizeram bonito na pista. Um a um saia de lá com um sorriso estampado no rosto e os olhos emocionados. “Foi uma experiência única. Só de eles saírem do nosso centro e virem para cá, a estrutura proporcionada, só isso já motiva muito. Com certeza estaremos nos próximos. É um momento de superação, Um dos praticantes que trouxemos hoje estava há pouco tempo acamado. E hoje mesmo em uma cadeira de rodas veio aqui e mostrou a sua capacidade”, relata o casal de fundadores do projeto, Karina Hollatz e André Amaral.

A competição que é certificada pela FPH, segue os mesmos critérios de julgamento e avaliação dos campeonatos tradicionais. Os participantes precisam completar o percurso respeitando os obstáculos e o tempo.

Texas Ranch  - O Texas Ranch fica em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo, e são capacitados no tratamento destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais na região. A instituição atua desde 2007, com o objetivo de proporcionar a melhora na qualidade de vida dos adeptos por meio do contato com os cavalos e a natureza. Atende mensalmente cerca de 80 pacientes por meio de convênios com as prefeituras dos municípios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e também patrocinadores.

Comentários