Em Itapecerica sessão de cinema encanta alunos da Escola Belchior de Pontes

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Itapecerica da Serra | 29/03/2016

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Museu da Imagem e do Som promove sessão de cinema aos alunos das escolas municipais de Itapecerica. Entre os dias 28, 29 e 30 de março, os alunos da escola Belchior de Pontes assistiram ao filme “O menino e o mundo”, exibido no auditório da Cultura, no Largo da Matriz.

Na manhã do dia 28 era grande a empolgação dos estudantes, que lotaram o espaço do auditório do Memorial e curtiram um belo desenho animado. A história, sabiamente contada sem palavra alguma, mostra uma criança pobre cujo pai abandona a família para ir trabalhar em algum lugar distante. O cenário familiar é rural, mas o mundo para onde partem os adultos é o da cidade grande.

Com um ritmo agradável, sem apelar para a montagem frenética das animações infantis hollywoodianas, o diretor Alê Abreu dedica-se a representar de maneira lúdica os espaços e as configurações do mundo contemporâneo. A exploração dos agricultores, a falência das fábricas, a tristeza dos tecelões, a precariedade dos artistas de rua, a falta de estrutura nas comunidades carentes, o regime militar. Tudo é retratado de modo a misturar o sonho e o pesadelo das pessoas que vivem na sociedade contemporânea.
Este desenho animado foi o único filme brasileiro a concorrer ao Oscar 2016, maior premiação do cinema mundial realizado todos os anos em Los Angeles.

Comentários