Vereadores e ex-vereadores de Itapecerica conseguem habeas corpus para deixar prisão
Depois de ficar mais de 100 dias presos os vereadores, ex-vereadores, funcionários e ex-funcionários da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, presos durante a operação Redenção deflagrada pelo Ministério Público Estadual no dia 27 de novembro conseguiram habeas corpus para deixar a prisão nesta quarta-feira, 16. Ainda não se sabe se eles deixam os presídios hoje ou somente amanhã. A expectativa dos familiares dos acusados é imensa. Todos eles devem responder ao processo em liberdade. O vereador Fabinho Gêmeos, que está foragido e o ex vereador Clóvis Pinto também foram beneficiados pelo habeas corpus.
O habes corpus beneficiou os vereadores Cícero Costa, Hércules da Farmácia e Cleber Bernardes. O filho do vereador Cícero Costa, Rodrigo Costa, também obteve habeas corpus. Os ex-vereadores José Maria Rosa, Tonho Paraíba e Carlos Lombardi também foram beneficiados assim como os ex-funcionários Jorge Isao Takeda, Eduarda Rosana dos Anjos Silva e Fabiane Teles.
Como a sentença ainda não foi publicada não é possível saber se os vereadores vão poder ocupar suas cadeiras na Câmara. Mas já se sabe que as sentenças trará medidas restritivas que serão conhecidas após a publicação do acórdão.
Todos os acusados foram presos pela operação Redenção, que deixou a classe política de Itapecerica de joelhos. Os vereadores ex-vereadores e funcionários da Câmara Municipal foram presos acusados pelo desvio de 2,5 milhões das contas da Câmara no ano de 2013.
Os 20 promotores da operação Redenção trabalharam junto com 200 policiais da Rota.
De acordo com o MP a investigação que embasou a operação teve início em janeiro de 2015, após o Tribunal de Contas do Estado detectar o “sumiço” de cerca R$ 2,5 milhões das contas da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra.
A investigação contou com modernos e eficazes meios de obtenção de prova, notadamente delações premiadas, quebras de sigilo bancários, telemáticos e fiscais, apurando-se a subtração de valores muito maiores.