Saúde realizou mutirão contra o Aedes Aegypti no Pirajuçara

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 17/02/2016


Funcionários da Secretaria de Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Epidemiológica realizaram, no dia 13 de fevereiro, uma grande ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, trasmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Os profissionais visitaram lojas no Pirajuçara, que por ser um bairro comercial é uma região estratégica para evitar a proliferação de doenças.     

O mutirão do dia 13 de fevereiro faz parte de um conjunto de ações que a Prefeitura de Taboão da Serra tem promovido desde 2013. “Com o apoio de todas as Secretarias e do Cata Bagulho já realizamos ações como mutirões e distribuição de material informativo em vários bairros de Taboão”, comentou a secretária da pasta, Dra. Raquel Zaicaner. 

Os comerciantes do Pirajuçara elogiaram a iniciativa do poder público na luta contra o mosquito. “Essas ações ajudam bastante. Sem dúvida o trabalho de combate às doenças tem sido muito bem feito pela administração municipal”, ressaltou o dono de uma banca de revista na região, José Paulo. 

Além de distribuir material informativo, os funcionários da Secretaria de Saúde conversaram com os lojistas sobre a importância que eles têm para eliminar os criadouros do inseto. “Tratar de questões relacionadas à saúde é sempre necessário, por isso esse trabalho do poder público é positivo, mas todo mundo tem que fazer sua parte, seja em casa ou no trabalho”, destacou o comerciante Odair Bastos.

O envolvimento da população, que reconhece a importância dos mutirões contra o mosquito, tem sido fundamental. “Se todos contribuírem conseguiremos acabar com a dengue, não adianta apenas cobrar do poder público e continuar jogando lixo nas ruas”, opinou o lojista Aldeci Ferreira.

Vale lembrar que algumas cuidados, como proteger com tela os locais que podem acumular água parada e preencher os vasos de plantas com areia, contribuem para que o Aedes Aegypti não se prolifere. 

Disque Dengue

A Prefeitura criou o “Disque Dengue: (11) 4788-5609”, canal relacionado à Ouvidoria. Nele os moradores podem fazer denúncias, esclarecer dúvidas, obter informações sobre o combate à doença ou solicitar a visita do Centro de Controle de Zoonoses. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Comentários