Governador entregou 745 viaturas; cidades da região receberam 23

O governo do estado de São Paulo entregou na última semana 745 viaturas para a região que forma a grande São Paulo. As cidades de  Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço e Juquitiba  estão entre as beneficiadas com a entrega que pretende  aumentar o policiamento preventivo. A Polícia Militar de Itapecerica da Serra recebeu 8 viaturas, Embu das Artes recebeu 6, Taboão da Serra outras 5,  Embu-Guaçu ganhou duas  2 e São Lourenço e Juquitiba 1 para cada.   Os moradores dessas cidades reclamam com frenquência da falta de policiamento e dos assaltos ocorridos.  

Resta saber se o aumento do número de viaturas para as cidades vai resultar em melhoria do policiamento nas ruas e redução dos crimes que andam tirando o sossego da população.

Somente em dezembro de 2015 foram registradas 154 ocorrências de roubo e 76 de furto, no mesmo período, em Embu das Artes. Ao longo do ano de 2015 foram registradas 1.386 ocorrências de roubo e 1.110 de furto no total, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) do Governo de São Paulo.  

“Por volta das 6h30 da manhã estava com a minha mãe no carro, na região do Parque Pirajussara, quando reduzimos a velocidade uma moto com dois ‘caras’ bateram no vidro com a arma e anunciaram o assalto e assim eles levaram o carro e todos os nossos pertences, chamamos a polícia em seguida, eles até vieram rápido e encontraram nosso carro, sem nenhum pertence e destruído, uma semana depois. No Pirajussara a ação dos policiais até que é rápida, mas no bairro onde moro (Engenho Velho) acho que falta policiamento sim, pois geralmente ocorrem assaltos na redondeza”, relata a moradora de Embu das Artes, Isabela Molinari (20).  

Na região de Itapecerica da Serra foram registradas, também segundo a SSP, 994 ocorrências de roubo e 944 de furto em todo ano de 2015 sendo 68 casos de roubo e 66 de furto no mês de dezembro. Estatísticas que preocupam os moradores e estudantes da região. “Olha eu estudo no horário das 19h às 22h30 e neste período eu quase não vejo viatura ou qualquer tipo de policiamento na região, o ponto de ônibus ao lado da faculdade é escuro e extremamente perigoso”, relata a estudante Jessica Cruz (24) que também diz ter medo de ir embora da faculdade por falta de policiamento na região. 

“Acredito que o governo possa investir mais do que investe, mas com certeza é algo que vem para melhorar o policiamento com mais viaturas, a ideia é que melhore desde que seja usada”, declara esperançosa, a moradora de Taboão da Serra, Francelia Sousa. 

“Falta muito policiamento em Taboão da Serra, lembro de uma vez que estava saindo para trabalhar às 8h então chegaram dois homens de moto e sacaram uma 380 – arma de calibre 380 – e levaram minha mochila, acionei a policia e esperei por mais de 40 minutos e eles não chegaram então fui embora”, lamenta André Oliveira (23). E são situações como esta que ilustram os altos números de roubo e furto registrados pela SSP no município de Taboão da Serra, que no decorrer do ano de 2015 teve 2.508 casos de roubo e 1.548 de furtos registrados na cidade. 

A SSP do Governo de São Paulo divulga dados estatísticos trimestrais de evoluções criminais de cada município. Os dados de 2016 ainda não foram divulgados.

Comentários