Rotary Club e Shopping Itapecerica realizam campanha de doação de sangue

Por Sandra Pereira | 10/02/2016

O Rotary Club de Itapecerica e o Shopping da cidade realizam nos dias 18  e 19 de fevereiro uma campanha de doação de sangue. Um posto de coleta de doações será montado na avenida XV de Novembro, 89, onde funciona o shopping Itapecerica.

Segundo os organizadores essa será a  9° Edição da campanha. Quem faz a coleta é o banco de sangue que abastece HGIS, HC , Cruz Azul, entre outros. “O Rotary Club Itapecerica da Serra realiza essas campanha, sempre buscando parcerias. Nessa edição faremos com o Itapecerica Shopping e no dia 26/02 em Taboão da Serra, com a Fecaf”, afirmou Marcia Raf, uma das organizadoras.

Para participar da campanha de doação de sangue é obedecer critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue. Eles  são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação). Também é preciso estar bem de saúde, pesar mais de 50 Kg,  ter entre 16 e 69 anos. Os menores de idade devem ter consentimento dos pais. Os doadores não devem estar em jejum.

Quem estiver com febre, gripe ou resfriado, grávidas ou quem usa medicação não podem doar sangue. Também não pode doar sangue quem utiliza medicamentos ou  tem doenças sexualmente transmissíveis. 
Os doares devem obedecer o intervalos para doação de 60 dias para homens e 90 para mulheres.

Comentários