Clima acirrado de disputa eleitoral dá o tom na 1ª sessão do ano em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 3/02/2016

Com a faca nos dentes para atacar ou defender o governo do prefeito Fernando Fernandes os vereadores de Taboão da Serra retomaram nesta terça-feira, 02, as sessões legislativas. A volta aos trabalhos na Casa de Leis de Taboão foi marcada pela discussão de temas variados e as demonstrações de que oposição e situação vão bater de frente com força nesse ano de eleição municipal. O embate que deve ser travado na rua ficou claro logo na abertura dos trabalhos. O vereador Moreira foi o primeiro a usar a tribuna e despencou uma avalanche de críticas ao governo municipal. Parlamentares da situação fizeram defesa do governo falando das obras e investimentos feitos na cidade. 

Durante a sessão os vereadores discutiram requerimento do vereador Luiz Lune pedindo informações das mortes ocorridas na maternidade do Antena no ano de 2014. O vereador defendeu a aprovação do seu pedido, mas de pronto afirmou saber que iria perder por 10x3, como ocorreu. Já no final dos trabalhos os parlamentares votaram a relação dos homenageados com a medalha 19 de Fevereiro, que vai ser entregue no dia 18, às 18 horas, no Cemur, na sessão solene de comemoração do aniversário de 57 anos de Taboão da Serra. 

O vereador Itapecericano Edicarlos Sangue Bom visitou a Câmara de Taboão e no uso da tribuna falou sobre sua atuação na oposição em Itapecerica.  

“Quando o povo da cidade começar a falar da saúde, das multas que não param de chegar, do bilhete único que não veio, do IPTU que não abaixou”, disparou Moreira, após afirmar sentir pena de Eduardo Nóbrega, que foi mantido na liderança de governo do prefeito na Câmara. “Não sei de parabenizo ou se choro por vossa excelência, meu amigo, ser líder de um governo descarrilado”, cutucou. 

O vereador Marco Porta foi o primeiro a defender o governo municipal afirmando que a cidade sofre, como o restante do país, as consequências da crise financeira para qual o governo federal não tem dado resposta. 

 “Insisto em dizer que Taboão não é uma ilha isolada do Brasil. A gente sofre as consequências de problemas que acontecem no país inteiro. O governo investe mais de 32% na saúde e mesmo assim ainda é preciso melhorar muito. É interessante o PT falar sobre trem descarrilado. Isso aqui não é governo federal do PT. A corrupção está lá. Cada dia um novo depoimento joga o partido na lama e faz o Brasil ganhar o status de país mais corrupto do mundo”, afirmou. 

Eduardo Nóbrega, que será mantido na liderança de governo, disse que chegado o momento do debate. “Agora é o momento e percebo que meus pares da oposição estão afiados. Iremos travar debates políticos sobre temas da cidade. Assim deve ser. Aqui é uma casa política. Vamos mostrar a população que trabalhamos na educação e abrimos 4 novas unidades educacionais. Vamos falar de fatos. Não vamos inventar. Não faremos ataques pessoais e nem contra a honra alheia”, declarou.

Seguindo a mesma linha dura de discurso do vereador Moreira, a vereadora Luzia Aprígio disse que teve seu veículo perseguido pela GCM sob a acusação de participação em tráfico de drogas. Visivelmente indignada ela mandou recado ao secretário de Segurança Pública: “Não precisa mandar segurança atrás de mim. Nunca matei e não assaltei ninguém. Não admito esse desacato a minha pessoa e só para lembrar secretário não cassa vereador, mas vereador cassa secretário”, bradou. 

Na retomada dos trabalhos legislativos o presidente da Câmara, José Aparecido Alves, o Cido voltou a disparar uma enxurrada de críticas contra a empresa  AES Eleotropaulo. Ele disse que é visível e inquestionável a má qualidade da prestação de serviço feita pela empresa em Taboão e afirmou que já passou da hora da Eletropaulo tratar com respeito os clientes de Taboão. Cido lembrou que os moradores do jardim Saint Moritz e os comerciantes do bairro enfrentam quedas de luz diárias que prejudicam suas rotinas e seus negócios. 

“A Eletropaulo cobra preços abusivos. É quase uma extorsão e a população ainda toma prejuízo perdendo seus produtos comprados com sacrifício. A Eletropaulo tem que podar as árvores, ampliar os investimentos e atender bem a população”, observou o presidente.

O vereador Ronaldo Onishi falou sobre a articulação inédita feita por ele e a prefeitura para garantir a limpeza de um terreno particular infestado de escorpiões no jardim Beatriz. Ele disse que o trabalho deverá ser concluído nos próximos dias e agradeceu ao prefeito Fernando Fernandes por atender a demanda dos moradores do local.

“Falta concluir um pequeno pedaço, mas tenho certeza que o prefeito vai determinar a finalização do trabalho que reuniu vários departamentos da prefeitura. Os moradores estão felizes e gratos por essa ação”, disse.   

Comentários