Prefeitura de Embu continua investindo em segurança no trânsito
28/01/2016 | Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes
A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes, mantém ações constantes em prol da segurança e da preservação da vida de motoristas e pedestres. Além das campanhas educativas, a Prefeitura também tem investido na implantação de semáforos e fiscalização eletrônica e humana em diversos pontos da cidade.
Atualmente, Embu das Artes conta com 16 semáforos, o mais recente foi instalado em dezembro, entre a Av. Rotary e a Rua Francisca Adriano Rodrigues, próximo ao conjunto habitacional Embu N, no Parque Luiza/Isis Cristina.
Com pouco menos de um mês de funcionamento, o novo semáforo está em fase de adequações para melhor atender à população, mas já garante mais segurança para os munícipes. Ouça alguns depoimentos:
Jailson Amaro dos Santos Candelário, proprietário da JAS Centro Automotivo, empreendimento localizado em frente ao cruzamento, garante que o semáforo traz mais segurança, mas sugere que o tempo de travessia seja maior, garantido mais conforto aos pedestres. Atualmente, o semáforo para pedestres está na média dos demais semafóros da cidade e fica aberto por 12 segundos, incluindo o tempo piscante, mas, devido a largura da avenida, o tempo de travessia passará para 15 segundos.
Mas, mesmo com a medida de segurança, a imprudência dos motoristas continua sendo a maior causa de acidentes. Quem passa pelo local, se espanta com o abuso de motociclistas que insistem em cruzar o semáforo no sinal vermelho. De acordo com a Secretaria de Trânsito, esse tipo de comportamento já havia sido observado durante a instalação de outros semáforos pela cidade, e a fiscalização será intensificada para inibir esse tipo de conduta.
Radar na Av. João Paulo I
Outra intervenção da Prefeitura a favor da vida foi a instalação do radar eletrônico na Av. João Paulo I. A medida atende uma antiga reivindicação da população que convive diariamente com a imprudência de motoristas que abusam da velocidade e realizam ultrapassagens irregulares no local. Somente em 2015, dois acidentes com vítimas fatais foram registradas nesse trecho da Avenida.