Pesquisa mostra liderança de Fernando Fernandes na eleição municipal de 2016 em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 16/12/2015

O prefeito Fernando Fernandes aparece como favorito na disputa pela prefeitura de Taboão da Serra em 2016, numa pesquisa de intenção de votos feita pela especialista Sandra Dorgan, que já atuou em institutos como Ibope, Datafolha, Gallup, Marplan e CNP. A pesquisa foi realizada em novembro e ouviu moradores de várias partes do município. Os pesquisadores também mediram o nível de conhecimento dos 13 vereadores do município. Os mais conhecidos são Moreira, Carlinhos do Leme, Luzia Aprígio, Eduardo Nóbrega e Luiz Lune. De acordo com o TRE até o mês de janeiro os veículos de imprensa podem divulgar pesquisas que tiverem acesso sem a necessidade de requerer o registro.

Na intenção de votos de espontânea Fernando Fernandes foi citado por 16% dos eleitores. Aprígio foi lembrado por 4% deles. Evilásio ficou com 3% Waldemar Lima foi escolhido por 1% dos entrevistados. Os eleitores que declararam não votar em ninguém, branco e nulo totalizam 14%, enquanto os que ainda não sabem em quem votar representam 62%.

Na pequisa estimulada o atual prefeito lidera com 34% num cenário em que o ex-prefeito Evilásio Farias aparece como candidato. Nessa perspectiva de cenário Aprígio fica em segundo lugar com 14%. Evilásio aparece com 8% Waldemar Lima e Stan com 2%. Votos em nenhum deles, branco e nulo somam 27%. Os que não sabem em quem votar representam 12%.

Ainda na intenção de voto estimulada, dessa vez sem a presença de Evilásio Farias, o prefeito Fernando Fernandes foi citado por 38% dos eleitores. Aprígio também cresce sem a candidatura de Evilásio e aparece como 17%. Stan foi citado por 3% dos eleitores.Votos em nenhum deles, branco e nulo somam 28%.Já os eleitores que não sabem em quem votar são 14%.

Com a possibilidade de segundo turno quase consolidada na cidade os pesquisadores questionaram aos eleitores em quem votariam e apresentaram os nomes do atual prefeito e de Aprígio, segundo colocado nas pesquisas. Fernando Fernandes foi escolhido por 40% dos eleitores e Aprígio por 22% deles. Os que disseram que não vão votar em nenhum dos dois, branco e nulo são 27%. Já os que não sabem somam 11%.

Questionados sobre quem deve ganhar a eleição municipal na cidade em 2016 independente do seu prório voto 39% dos eleitores disseram que seria Fernando Fernandes. Já 10% deles disseram que será Aprígio. Evilásio Farias foi citado por 5% deles. Waldemar Lima foi lembrado por 0,4% dos pesquisados. Stan aparece com 0,2%. Os que disseram que não vão votar em nenhum dos candidatos, brancos e nulos somam 4%.Já 41% dos eleitores afirmaram não saber quem deve ganhar a eleição de prefeito em 2016.


Comentários