Taboão participa de campanha de prevenção à AIDS
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Taboão da Serra receberão a Campanha “Fique Sabendo”, que consiste na realização de testes rápidos para detectar o contágio pelo vírus HIV, transmissor da AIDS, e também para sífilis. A campanha acontece em todo o Brasil e será realizada de 25 de novembro a 1° de dezembro.
As ações do programa municipal de DST/AIDS e Hepatites virais são divididas nas áreas de prevenção, assistência e gestão. Os profissionais envolvidos na campanha estão treinados para oferecer atendimento de conscientização sobre a importância das doenças sexualmente transmissíveis, além de prestarem um atendimento que prepara o paciente para a realização dos exames e o resultado.
A secretária de Saúde de Taboão, Dra. Raquel Zaicaner, comenta sobre a importância dos exames preventivos e do tratamento das doenças ainda no estágio inicial. “Quanto mais cedo o médico detectar a presença do vírus, melhores as chances de sucesso no tratamento. Por isso é importante que todas as pessoas façam o teste pelo menos uma vez por ano, até porque na maioria dos casos o paciente não apresenta sintomas”, explica a secretária.
Clínica DST e Hepatites Virais.
A Prefeitura de Taboão da Serra disponibiliza a Clínica DST e Hepatites Virais para o tratamento de pacientes que contraíram o vírus HIV ou que estejam com hepatite B ou C. Pessoas que queiram fazer o teste também podem procurar a clínica ou uma das UBSs do município.
Os médicos dão atenção especial ao tratamento em gestantes infectadas com o vírus HIV, que são medicadas logo após o teste, além de receberem os remédios no período pré-natal e pouco antes do parto. Essa prática diminui o risco do recém nascido contrair a doença.
Uma das preocupações da Clínica é conscientizar principalmente pessoas que estejam mais expostas ao risco de contaminação, como usuários de drogas, população carcerária, homossexuais e profissionais do sexo.
Dia Mundial da Luta Contra a AIDS
Serviço
Prefeitura Municipal de Taboão da Serra