TCE aponta diversas irregularidades nas contas de 2012 do ex-prefeito Evilásio Farias
Relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) sobre as contas do exercício de 2012, da prefeitura de Taboão da Serra, durante a gestão do ex-prefeito Evilásio Farias, apontou uma série de irregularidades e recomentou a rejeição das contas. Um dos maiores problemas citados foi o déficit de R$ 42.536.497,50 no final do exercício fiscal de 2012. Também há registro de movimentação bancária em contas tidas como “fantasmas” e descumprimento de repasses obrigatórios. Os técnicos disseram que por causa do déficit o município sofreu aumento do endividamento e descumpriu o artigo 42 da lei de responsabilidade fiscal.
A reportagem do Jornal na Net tentou contato com o ex-prefeito por telefone e via sua página no Facebook, mas não obteve resposta. As irregularidades apontadas pelo TCE nas contas de Evilásio Farias foram tratadas na última sessão da Câmara. Marco Porta chegou a dizer que Farias “não pode disputar a prefeitura, já eu é ficha suja”, fazendo referência ao fato do ex-prefeito fazer estar propagando na cidade que vai ser candidato a prefeito.
O relatório do Tribunal diz ainda que a prefeitura não fazia conciliação bancária e movimentou de forma indevida R$ 12 milhões naquele ano em contas que “fantasmas” que não existiam na contabilidade oficial. Além de recomendar a rejeição das contas de 2012 do ex-prefeito o TCE ainda decidiu remeter o relatório ao núcleo Paulista do Gaeco, grupo especializado do Ministério Público, para o combate de organizações criminosas.
O Tribunal de contas apontou haver falhas desde o planejamento das políticas públicas, passando pela falta de controle interno, falhas na administração de recursos até problemas na administração do almoxarifado.