Debate sobre irregularidades nas contas do ex-prefeito Evilásio Farias marca sessão de Taboão

Os vereadores de Taboão da Serra criticaram de forma incisiva irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado nas contas da administração do ex-prefeito Evilásio Farias durante o exercício de 2012. Entre os problemas citados por eles estariam o depósito em contas que não constam na contabilidade oficial, indícios de desvio, déficit de R$42 milhões e uso inadequado dos recursos públicos. Todas essas irregularidades foram apontadas em relatório do Tribunal de Contas enviadas ao Ministério Público para investigação por meio do GAECO, que é um grupo especializado dentro do MP criado para combater e investigar organizações criminosas.

Além dos debates sobre as irregularidades nas contas do ex-prefeito Evilásio Farias relativas ao ano de 2012, os vereadores lembraram que o mesmo teve as contas anteriores rejeitadas pela Câmara seguindo parecer técnico do Tribunal de Contas. Os parlamentares também não pouparam críticas ao vídeo postado por Evilásio Farias no qual ele afirma que a saúde pública de Taboão está pior do que durante seu governo.  

O vereador Marco Porta afirmou que “mesmo sendo ficha suja Evilásio anda dizendo que é candidato a prefeito e observou que ainda tem gente que acredita”. Em seguida Porta emendou que o ex-mandatário de Taboão não pode ser candidato a prefeito e mostrou o técnico que o Tribunal de Contas enviou ao poder legislativo, apresentando as contas do ex-prefeito Evilásio no ano 2012.

Ele leu parte do documento em plenário onde constava que "na análise das contas do exercício de 2012, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo através de sua fiscalização, concluíram que a situação financeira do município de Taboão da Serra apresentou ao final do exercício de 2012, um déficit de mais de 42 milhões, sofrendo uma alteração negativa de 839,28%", citou Porta antes de afirmar não ter o intuito de ferir a honra de ninguém e muito menos fazer ataques pessoais.

"Eu estou aqui falando a respeito da realidade política da nossa cidade. Ele realmente não pode ser candidato, não pode! Até onde eu sei, esse ex-prefeito terá a última conta julgada por essa casa. Existem verdades que tem que ser faladas, ele não pode ser candidato! E tem pessoas que ainda acreditam que ele pode, mas não pode. E um dos motivos eu falei aqui, ele teve todas as contas rejeitadas nessa Casa, com exceção de 2005", enfatizou Porta.

Eduardo Lopes também discutiu sobre o fato das restrições bancárias de Evilásio: "Fica difícil reverenciar uma pessoa, que segundo o Ministério Público, cometeu crimes contra a administração pública. Fica difícil reverenciar, ter consideração, respeitar uma pessoa que segundo o MP, cometeu infrações à lei de responsabilidade fiscal, que o MP analisa se foram desviados recursos do FUNDEB, que são recursos da educação".

O vereador do PSDB, André Egydio reforçou que o ex-prefeito Evilásio é 'ficha suja': "Como que ele pode falar agora que é candidato, ou pré-candidato a prefeito? Como que ele pode sair em uma situação dessas? E está falando para algumas pessoas, que ele vai conseguir liminar, que vai até lá e chega com uma liminar". Egydio afirmou que todas as contas de Evilásio foram reprovadas e as informações são públicas.

A mesma linha de discursos duros criticando o ex-prefeito foi seguida por vários vereadores. Logo depois disso a inauguração do Centro de Especialidades que ocorreu na última segunda-feira (16) foi altamente mencionada pela base que aproveitou para elogiar a iniciativa de Fernando Fernandes. De acordo com alguns vereadores, a unidade vai atender considerável demanda de moradores e trazer qualidade nos atendimentos.

O vereador Marcos Paulo defendeu a gestão de Fernando e disse que o prefeito vem reconstruindo a cidade em todas as áreas. "Às vezes falta recurso na cidade, mas é porque o Governo Federal atrasa o repasse. Havia aproximadamente 39 médicos, hoje são mais de 230, é incomparável.", relatou Paulinho enumerando as ações que melhoraram a saúde taboanense.

Cido também comentou a inauguração do posto de especialidades, afirmando que houve uma transformação na saúde. Ele parabenizou o Prefeito pela construção e afirmou que FF entendeu as necessidades da cidade e por isso inaugurou o centro. O presidente não deixou de dizer que ainda temos problemas, mesmo usando mais de 32% da verba na saúde.

Luzia Aprígio, representando a oposição mencionou que escuta muitas reclamações sobre a saúde de Taboão e entre as críticas, está a demora em marcar exames e consultas. A vereadora pediu que o prefeito melhorasse as questões de segurança e saúde e alfinetou os elogios feitos pela base, enfatizando que o que é exposto na tribuna é totalmente diferente da realidade lá fora [hospitais].

O líder do PT, Waines Moreira falou sobre o trabalho do 'Solar dos Unidos', que apoia crianças e adolescentes em meio à atividades sociais. Segundo Moreira, depois de um corte nos orçamentos da assistência social, o projeto seria finalizado e as crianças sairiam prejudicadas e sem amparo. Waines comentou que se o corte se restringisse unicamente ao projeto em questão, ficaria implícita uma possível perseguição política por parte da Secretária de Assistência Social Arlete Silva contra ele.

Os vereadores da base saíram em defesa de Arlete, e Joice defendeu a mãe dizendo que ela sabe dos seus deveres e de suas responsabilidades. A vereadora convocou uma audiência pública de assistência social na próxima quinta-feira (19) às 10h00, para esclarecer os dados e mostrar informações sobre os repasses financeiros. Ronaldo Onishi salientou o comprometimento de Arlete Silva com a Assistência Social e lembrou que a mesma tem tradição e trabalho em Taboão.

Comentários