Prefeito de Taboão inaugura Centro de Especialidades no antigo Akira Tada

Por Sandra Pereira | 16/11/2015

Com o compromisso de realizar 4 mil consultas por mês em 15 especialidades o prefeito Fernando Fernandes inaugurou nesta segunda-feira, 16, em Taboão da Serra, o novo Centro de Especialidades Médicas, Dra. Maria José de Albuquerque. O local vai oferecer atendimento nas áreas de cardiologia, cirurgia vascular, psicologia, otorrino, oftalmologista, dermatologista, urologia, obstetrícia, pneumologia adulto e infantil, endoscopia, farmácia especializada e pequenas cirurgias ambulatoriais, entre outros. O Centro de Especialidades foi instalado no prédio do antigo pronto socorro Akira Tada, na região central de Taboão.

O prédio do  antigo Akira foi reformado e equipado para o atendimento de especialidades. Akira Tada foi um médico japonês que durante muitos anos trabalhou na rede Municipal de Saúde em Taboão da Serra. Profissional dedicado, o doutor Akira Tada passava a maior parte do seu tempo atendendo pacientes no serviço de saúde que  após a sua morte recebeu seu nome em homenagem póstuma à sua dedicação.


“Já tínhamos o Centro de Especialidades no Maria Rosa num prédio inadequado. O profissional não consegue atender bem num ambiente impróprio. Resolvemos reformar aqui e trazer o centro pra cá. Queremos otimizar o atendimento ampliar o número de consultas de 2.500 para 4 mil consultas mês”, explicou o prefeito Fernando Fernandes.

O prefeito citou em seu discurso que a saúde de Taboão tem problemas que precisam ser enfrentados. Mas, lembrou que quando assumiu a prefeitura em 2013 a cidade tinha apenas 39 médicos atendendo nas UBs e atualmente são 248. Fernandes disse que seu governo vem priorizando os investimentos em saúde e não poupou críticas ao fato da oposição ao governo reclamar constantemente do fechamento do antigo Akira Tada. O prefeito comentou as críticas feitas a ele pelo seu antecessor  Evilásio Farias e afirmou que o mesmo não devia visitar o Akira, já que desconhecia a realidade no local. 

“Se tivesse visitado o Akira, como médico, quem teria fechado era ele. Não precisava esperar outro governo pra fechar. Aquilo era uma vergonha. Comparar o pronto Socorro do Akira Tada com o atendimento na UPA beira a insanidade mental. Mostra uma vontade de criticar sem limite. Não resolvemos todos os problemas de saúde. Mas, não dar pra negar que temos a melhor saúde da região. Eu visito os serviços toda semana e  30% dos atendimentos feitos nas nossas unidades de saúde são de pessoas de fora”, observou. 

A secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner, salientou que a demanda para o atendimento de especialidades varia bastante. Ela citou que a responsabilidade de atender os pacientes com serviços especializados não é do município. “Mais uma vez o prefeito está chamando para si essa responsabilidade melhorando o atendimento da população na área de especialidades, como fez com a abertura de leitos de UTI no pronto socorro do Antena. 

Instalada há 16 anos em Taboão da Serra a empresa Biolab está investindo em ações socioambiental e foi parceira da prefeitura na realização da obra por meio de um instrumento denominado Rives. A Biolab doou material de construção e disponibilizou engenheiros e técnicos para contribuir com elaboração e execução do projeto de reforma do prédio.

“Essa parceria vem ao encontro do novo momento que a empresa vive voltado para adoção de práticas socioambientais”, salientou.

Participaram da inauguração o presidente da Câmara, José Aparecido Alves, o vice-prefeito Laércio Lopes e os vereadores Carlinhos do Leme, Érica Franquini, Joice Silva, Marcos Paulo, Marco Porta, Eduardo Nóbrega, Eduardo Lopes,  Andre Egydio e Ronaldo Onishi.

Para atender a população o Centro de Especialidades ganhou a revisão geral da parte elétrica e hidráulica incluindo esgotos e águas pluviais, manutenção geral da cobertura e forro, manutenção ou substituição das portas e esquadrias metálicas e de madeira, revisão do piso e substituição nas partes que forem necessárias, adequação dos vestiários e sanitários, acabamento dos balcões, bancadas e pias com a troca das divisórias, revisão da rede de telefonia, adequação da acessibilidade conforme NBR 9050, ampliação do estacionamento, execução de novas lixeiras, serviços de serralheria como portões e gradis e pintura geral.

Serviço:

Centro de Especialidades Médicas (Dra. Maria José de Albuquerque)
Endereço: Avenida Armando Andrade, nº. 741, Parque Assunção,


Comentários