Outubro Rosa atende 2500 mulheres em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 16/11/2015

O mês de outubro, conhecido pelo desenvolvimento de atividades relacionadas à prevenção do câncer de mama, mobilizou uma campanha de sucesso em Taboão da Serra. A Secretaria de Saúde do município desenvolveu diversas ações para o público feminino.  

A mais significativa delas foi a realização de exames preventivos. O Programa ‘Mulheres de Peito’, uma parceria com o Governo do Estado, atendeu 1500 mulheres. Por dia, 50 pacientes se dirigiam à unidade móvel que ficou instalada no estacionamento do Shopping Taboão. As imagens ali coletadas eram encaminhadas ao Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), que emitia um laudo cujo resultado podia ser recolhido em até 48 horas.  

Através da rede municipal de saúde, mais 1000 atendimentos foram realizados. As mulheres do município foram encaminhadas ao Hospital Geral de Pirajussara e ao Centro de Referência da Mulher. 

Nas UBSs, profissionais especializados promoveram rodas de conversa, orientando as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde.  

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher, por sua vez, atuou para informar. Cerca de dez mulheres trabalharam, por duas semanas, em um estande no Shopping. Através de abordagem e distribuição de material explicativo, a Coordenadoria conscientizou milhares de pessoas durante o mês.

Outubro Rosa  

Outubro Rosa é um movimento popular internacional comemorado em todo o mundo, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, principalmente de mulheres, na importância da realização da mamografia anualmente, para detecção precoce da doença.

Comentários