Manifestações impediram fechamento de escolas na região; confira lista

As manifestações realizadas por estudantes e professores da rede estadual de Taboão, Embu e Itapecerica impediram o fechamento de escolas nas três cidades. Os movimentos que aconteceram na região lotaram contra o fechamento das escolas previstas na reorganização escolar do Governo do Estado de São Paulo. Nesta quarta-feira, dia 28 foi divulgada a lista com 94 escolas que serão fechadas. 

De acordo com a Secretaria de Educação, alguns prédios fechados serão utilizados para implantação de creches pelos municípios e outros repassados para o Centro Paula Souza no qual serão transformados em Fatecs ou Etecs.  

Na região, pelo menos três escolas corriam o risco de serem fechadas, o que causou uma grande movimentação e os alunos com o lema:"Não feche a minha escola", foram para as ruas com o objetivo de sensibilizar todos os munícipes para abraçar a causa e também pressionar o governo para que a reorganização não fosse feita. Nas Câmaras Municipais, os vereadores aprovaram moções de repúdio e também teve ampla discussão nas ultimas sessões legislativas de Taboão, Embu e Itapecerica. 

A Secretaria de Educação disponibilizou a partir desta quinta-feira, dia 29, o site (http://www.educacao.sp.gov.br/reorganizacao/) para que os alunos e pais possam acompanhar para quais escolas os seus filhos foram enviados. Também foi disponibilizada uma especie de cartilha explicativa com todas as informações da proposta de reorganização das escolas estaduais. 

Além do fechamento das 94 unidades escolas, outras 1.464 sofreram a reconfiguração de ciclos, ou seja, cerca de 311 mil alunos terão que mudar de escola e 74 mil professores serão afetados com a mudança. Em 2016, a proposta da Secretaria de Educação prevê que as escolas serão divididas em três ciclos sendo eles: Fase inicial do Ensino Fundamental, Fase final do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com a mudança em uma escola terá apenas alunos na mesma etapa de ensino.  

A reorganização da rede criou 754 escolas de ciclo único, focadas em uma única faixa etária. Assim, 2.197 escolas em todo o Estado (43% do total) passarão a funcionar neste modelo, a partir de 2016. Serão abertas 2.956 classes, hoje ociosas, e haverá uma diminuição de 18% de escolas de dois segmentos, passando de 3.209 para 2.635. 

Confira aqui a lista das escolas que serão fechadas em todo Estado. 

Comentários