Saúde é premiada pelo Governo do Estado pelo combate à Tuberculose em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 22/10/2015

O empenho da Autarquia Municipal de Saúde na implantação de ações de combate à tuberculose em Itapecerica da Serra tem merecido destaque no cenário estadual. No último Fórum Estadual de Tuberculose 2015, que aconteceu em 24 de setembro, o município foi contemplado com o Premio Qualidade nas Ações de Controle à Tuberculose, concedido pelo Governo do Estado.

Em 2014, Itapecerica da Serra acusou 67 notificações da doença, todas diagnosticadas e tratadas nas unidades de saúde do município. 90% do total desses casos atingiram a cura, índice acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 85%. 

Quanto antes diagnosticada, menos pessoas são infectadas pela doença. No município, o diagnóstico é feito com apoio do laboratório local, que também recebeu o prêmio.
O tratamento é totalmente descentralizado, nas unidades de saúde, com medicamentos fornecidos gratuitamente aos pacientes. Importante salientar que o tratamento precoce diminui o risco de agravamento da doença.

Saiba mais sobre a Tuberculose: 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.  É uma doença de transmissão aérea. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos. 

É importante que pessoas com tosse de duração prolongada por três ou mais semanas procurem a unidade de saúde de seu bairro para realização do teste, que é feito através de coleta do escarro.
A tuberculose é antiga, mas não é do passado!

Comentários