Itapecerica e Embu realizam a Semana Nacional de Trânsito este mês
O novo modo de transportar bebês de até um ano de idade no bebê-conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação entrou em vigor nesta quarta-feira (01 de setembro), segundo a Resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Aproveitando o tema, as cidades de Itapecerica da Serra e Embu das Artes realizam a Semana Nacional de Trânsito com foco nas crianças que acontecerá de 18 a 25 de setembro.
O tema criança no trânsito visa sensibilizar motoristas, mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças no trânsito, como o uso do cinto de segurança e o uso das cadeirinhas, quando necessário, cumprindo dessa maneira a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o transporte de crianças de até dez anos de idade em veículos. De acordo com a norma, crianças de até sete anos e meio deverão ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção (cadeirinhas). Quem não cumprir as normas estará sujeito a multa de aproximadamente R$ 200,00 e sete pontos na carteira.
Em Itapecerica, o assunto será abordado através da realização de palestras, distribuição de panfletos nas vias de grande circulação e implantação de faixas por toda a cidade, com frases que expressem a maneira correta de conduzir uma criança nos veículos.
Segundo o secretário de Segurança, Trânsito e Transportes de Itapecerica, João Pereira, a semana será bem educativa. "Ainda estamos elaborando o cronograma, mas estamos com a ideia de realizar palestras educativas nas escolas da cidade, talvez a abertura seja na Escola Belchior de Pontes, ainda precisamos de autorização", finalizou.
Já na cidade de Embu das Artes, as ações ocorrerão de forma descentralizada nas vias de grande circulação e nas unidades de ensino da rede municipal, estadual e particulares. A ideia é atingir todos os pontos estratégicos da cidade, inclusive, em feiras livres com a utilização de faixas e panfletos informativos.
A cidade de Taboão da Serra não divulgou o cronograma da Semana Nacional do Trânsito até o fechamento da matéria.
Contran pode mudar as regras da resolução
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou na noite desta quarta-feira que se posicionará até o fim da semana sobre possíveis mudanças em itens da resolução a respeito do uso obrigatório de cadeirinhas.
O Contran deve rever a utilização do equipamento de retenção para o transporte de crianças em veículos com cinto de segurança abdominal no banco traseiro. Atualmente, não há dispositivos para este tipo de situação.
Em nota divulgada na noite desta quarta-feira (01 de Setembro), o Conselho afirma que estudará a possibilidade do uso dos bebês-confortos, cadeirinhas e assentos de elevação no banco dianteiro quando o veículo dispuser apenas de cintos abdominais no banco de trás.
O Contran avaliará também a possibilidade de que o transporte de crianças de 4 a 7 anos e meio seja realizado no banco traseiro usando o cinto de segurança abdominal sem a necessidade do uso do assento.
Enquanto não houver um posicionamento do Contran a Resolução 277 está em vigor para todos os efeitos a partir desta quarta-feira.
Com informações de Brunno Rocha (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Embu) e globo.com