Prevenção do câncer de mama leva mulheres às ruas de Taboão da Serra

A cidade de Taboão da Serra amanheceu neste sábado (17), com tons variados de rosa. A passeata organizada pelo partido PRB Mulher, saiu do centro e foi em direção ao Parque das Hortênsisas, com muita animação e acima de tudo consciência da prevenção do câncer de mama.

Meninas, crianças, mulheres e idosas caminharam evidenciando o amor à vida e prestigiando a iniciativa. "Eu acho muito importante, aliás ontem, eu fiz minha primeira mamografia. Vale a pena e é importante fazer", contou a participante Suzi Ferraz. 

Segundo a coordenadora do evento Priscila Sampaio, o mais importante é a conscientização que o movimento tras às mulheres na realização dos exames preventivos. "O governo esta ai para apoiar, eu acho que o sistema de saúde aqui em Taboão, as mulheres podem estar procurando. Nós estamos com a Carreta da Mamografia, é importante as mulheres procurarem sim, pegarem a senha para passar e fazer os exames. A prevenção é muito melhor do que o tratamento, ninguém quer sofrer de câncer de mama, então eu acho que o caminho é prevenir", enfatizou Priscila. 

A caminhada contou com o apoio de um carro de som, balões de festa e leques informativos, que continham instruções de como proceder com relação aos exames e o auto teste. As mulheres acompanharam uma palestra com as médicas ginecologistas da Femama Dra. Andreia e Dra. Ana que mais uma vez reforçaram a ideia da prevenção e dos cuidados. 

O professor  de zumba Rodrigo esteve presente e comandou a aula de alongamento feita pela mulherada. A interação foi mútua e o aspecto dos cuidados com o corpo também foi levantado.

Priscila informou que a descoberta de nódulos no início, evita um transtorno enorme para a saúde da pessoa e claro, para a família. Com relação ao autoexame, a coordenadora do evento explicou que todas as mulheres devem se olhar no espelho e sentir se há algo de diferente. "A coloração do seio, tudo influencia... Então se a pessoa se conhece, com certeza é diagnosticado muito mais cedo", encerrou. 

Márcia Morales participou da caminhada e destacou a expectativa do evento: "A conscientização de fazer a mamografia é importante, é melhor prevenir do que remediar". Raquel Carvalho afirmou que todos os anos é necessário realizar o exame: "E não precisa esperar os 49 ou 50 anos... Eu acho que se você tem condições de fazer, o quanto antes melhor. Eu já conheci pessoas muito jovens, com menos de 30 anos que eram portadoras da doença". 

A Coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra, Sueli Amoedo participou dos trabalhos e acompanhou a passeata. Em entrevista, Sueli destacou a importância do evento e avaliou de forma positiva toda a ação. "Os índices estão mostrando que as campanhas de prevenção estão ajudando a diminuir mortes. As mortes estão diminuindo não é porque o câncer parou de existir, mas é por causa das campanhas de prevenção mesmo", relatou a coordenadora. 

Sueli também falou sobre o autoexame e reiterou que, principalmente crianças e jovens devem observar os seios para notar alguma possível diferença. "O autoexame ele deve ser feito rotineiramente e qualquer alteração que a menina encontre, ela tem que procurar uma unidade básica de saúde e realizar o exame", explicou. 

Serviço

Quem deve fazer: todas as mulheres a partir da primeira menstruação.
Quando: uma vez por ano.
Importante: o autoexame não substitui o exame clínico das mamas feito pelos médicos.

Comentários