Alunos da rede municipal de Taboão ganham aula lúdica de matemática no parque das Hortênsias

08/10/2015

O parque das hortênsias se transformou em uma colorida, animada e criativa aula de matemática para os alunos da rede pública municipal da cidade nesta quinta-feira, 8. Por todos os cantos personagens infantis de desenho animado, programas de TV e histórias em quadrinhos passeavam interagindo com o público e ensinando matemática de um jeito capaz de prender a atenção e desenvolver o raciocínio lógico. Era impossível  não se pegar sorrindo e brincando junto com os participantes do projeto matematicando. Até parecia que matemática era a matéria favorita de todos. Veja fotos aqui.

 As escolas participaram trazendo jogos de dama, xadrez e atividades que estimularam a criatividade e o raciocínio dos pequenos. O movimento estava intenso e apesar do calor, os pais abraçaram a ideia e levaram seus filhos para interagir com a iniciativa.

Segundo a Professora Cristiana da EMF Machado de Assis, o projeto matematicando atua no incentivo das crianças com relação à disciplina de Matemática, que desde as séries iniciais devem ser aplicadas, elucidando a questão dos números. Ela acredita ser possível realizar a ideia mais vezes e pontuou o evento como satisfatório. “Está sendo muito participativo, as crianças estão vindo e estão gostando. Nós estamos fazendo tudo o que atrativo para eles, porque o objetivo são eles!”, declarou Cristiana. 

O playground estava lotado e desde bebês à crianças maiores, o cenário foi de animação e empolgação por parte dos alunos que se divertiram muito nas disputas propostas pelos professores.  

A professora Karina trabalha na EMI Papa-Capim e embarcou nos contos de fadas. Vestida de princesa, a docente ressaltou a importância do projeto e afirmou que desde cedo é importante fazer a introdução de jogos e brincadeiras, mostrando que a matemática está em tudo. “Eu estou muito feliz de participar e fazer essas crianças sorrirem e brincarem, pois é importante trabalhar o lúdico com eles”, comentou Karina. 

Maria Elisabete é mãe de Pedro Lucas de 6 anos e disse estar muito contente com a empolgação do filho: “Na verdade eu não imaginava que seria assim, meu filho não para, ele está muito animado, o que me deixa mais feliz”. Elizabete afirmou que a iniciativa merece o reconhecimento, pois como muitas crianças, seu filho tem dificuldades com os cálculos. Pedro Lucas, sorridente mencionou: “Agora vou aprender a fazer continhas de divisão”.  

“Temos que ensinar desde cedo que matemática é deliciosa e faz parte da vida da gente. Derrubando o mito de que é chato e difícil. Semana que vem é dia das Crianças esse é um presente para todas elas. É preciso sair do universo da sala, que é o do século 19 da luz, do giz do apagador”, afirmou o secretário João Medeiros em meio aos elogios pela realização do evento.

Para o prefeito Fernando Fernandes o matematicando é um dos projetos mais importantes e modernos do seu governo na área da educação. Ele avalia que a iniciativa vai interferir na relação entre os alunos e a matemática por toda a vida, já que permite o aprendizado de forma lúdica, lógica e com interação. 

“Esse conceito moderno do ensino da matemática vai fazer diferença na vida das crianças e o tempo vai mostrar isso. Eles vão ter entendimento diferente da matemática de uma forma nunca vista antes. Eu aprendi matemática decorando, sem entender os conceitos, com essas crianças não vai ser assim”, celebrou o prefeito. 

O evento reuniu aproximadamente 800 pessoas, que contaram com a presença dos vereadores, Ronaldo Onishi, Carlinhos do Leme, Joice Silva, o presidente da Câmara José Aparecido, o vice-prefeito, Laércio Lopes, a Secretária de Assistência Social Arlete Silva, o Secretário de Educação João Medeiros e o Prefeito Fernando Fernandes.

Comentários