Profissionais da Saúde discutem formas de melhor acolhimento ao paciente com sofrimento mental

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 5/10/2015

A Autarquia Municipal de Saúde realizou, no último dia 22 de setembro, um encontro com profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Pronto Socorros (PS’s) e Maternidade, para tratar do acolhimento ao paciente em situação de sofrimento mental. Participaram do encontro, profissionais das equipes de enfermagem, odontologia, psicologia, recepção e agentes comunitários de saúde.

A iniciativa tem o objetivo de promover o acolhimento às pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool, cigarro e outras drogas, integrando esses pacientes e seus familiares aos serviços de saúde vinculados às suas UBS’s de referência ou aos PS’s, em casos de urgência e emergência. 

Sob coordenação de técnicos da Saúde Mental e da Educação Permanente, o encontro discutiu a importância de que cada funcionário da equipe de saúde tenha conhecimento das características do paciente que se encontra em situação de sofrimento mental. De acordo com os participantes, isso favorece um melhor acolhimento a esse paciente e o devido encaminhamento a um tratamento multidisciplinar, incentivando o paciente para que aprenda a cuidar de si e priorizando sua adesão ao tratamento, o que garantirá um prognóstico mais satisfatório. 

Os participantes salientaram, ainda, a importância de integrar a família a esse tratamento, entendendo que esses familiares também podem estar necessitando de ferramentas e suporte para enfrentamento dessa situação.

Comentários