Autoridades municipais destacam valorização da cultura em desfile cívico de Taboão

Por Sandra Pereira | 7/09/2015

Para o prefeito Fernando Fernandes o desfile de 7 de setembro era tradicional em Taboão da Serra e a população aprovava. Fernandes avalia que após a retomada o desfile passou a ser um evento cultural temático que se torna livro e ajuda fomentar a importância da cultura e da educação entre as famílias e os estudantes envolvidos na sua realização. Em 2014 o tema do desfile foi as regiões do Brasil. O livro correspondente ao trabalho acabou de ser lançado. Veja fotos aqui.

“O desfile passou a ter um cunho mais cultural.  O formato anterior trazia um ranço da ditadura. O de Taboão tem um conteúdo cultural muito forte e foi uma iniciativa feliz do secretário João Medeiros”, afirmou o prefeito, recordando que a decisão de retomar o desfile cívico levou em conta o fato das famílias e alunos da rede municipal aprovarem a sua realização.

Personagem essencial no retorno dos desfiles de 7 de setembro em Taboão da Serra, o secretário de Educação, João Medeiros, não escondia sua alegria  com o sucesso do desfile. Para ele, o aspecto mais importante é o resgate da memória aliado à possibilidade dada aos alunos de conhecer mais sobre o tema das Olimpíadas e aprofundar o conhecimento cultural.

“Um povo sem história não tem memória. Esse evento mostra a competência das pessoas e o empenho das crianças. O ano que vem quando as Olímpiadas acontecerem nossas crianças vão conhecer a história. Isso é cultura, educação. É mais participar da formação do conhecimento do que receber algo isolado”, observou João Medeiros. 

Para o presidente da Câmara, vereador José Aparecido Alves, o Cido, a realização do desfile ajuda a resgatar o sentimento de amor ao País num momento que a pátria carece de gente que acredite e tenha esperança de superação dessa crise e da falta de credibilidade que permeia as instituições. “Tive o privilégio de trazer junto com o prefeito a volta do desfile e trazer a população a esperança da independência na totalidade, com o resgate da credibilidade e da esperança na nação. O 7 de setembro vem fortalecer o amor a pátria. Taboão passa a ser referência no desfile cívico”, declarou.

O vereador Ronaldo Onishi disse que as crianças fizeram bonito na apresentação. Ele elogiou os organizadores e disse que o resultado final mostrou que houve planejamento. Também fez menção à participação dos pais e responsáveis. "Foi tudo muito bonito. Até o tempo ajudou. Dava pra ver no rosto dos nossos alunos a alegria e na expressão dos pais o orgulho", citou. 

Para o vereador Marcos Paulo o desfile é uma oportunidade de reunir famílias, amigos e alunos da rede municipal. “Saio daqui feliz pela participação de todos. É um momento muito bonito para a nossa cidade”.

Já a vereadora Érica Franquini diz que o resgate da cultura é um dos pontos altos do desfile. “Tudo que se refere a nossa história merece ser resgatado e incentivado. É bonito ver a alegria das nossas crianças”, disse.


Comentários