Alunos da rede municipal lançam livro no Cemur com festa

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/08/2015

Pais e responsáveis, alunos e professores da rede municipal de ensino se reuniram na noite desta quinta-feira (26) para o lançamento do livro “Regiões do Brasil – Viajando por nossas fronteiras”, no Cemur. A publicação, proposta pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, reunia produções dos alunos das EMIs e EMEFs sobre as regiões do País, tema que foi abordado no Desfile Cívico de 7 de Setembro do ano passado. 

O livro traz, além de imagens do último desfile, desenhos feitos por crianças do Jardim I e II, Primeiro e Segundo Ano do Ensino Fundamental, vencedores do concurso homônimo ao título do livro. Os alunos do Terceiro, Quarto e Quinto ano publicaram poesias e os da Educação de Jovens e Adultos – EJA – produziram contos com linguagem regionalista, abordando a diversidade linguística característica do nosso país.    

Os trabalhos, que envolveram mais de 30 mil alunos taboanenses, passaram por três comissões julgadoras. Inicialmente, foram escolhidos três trabalhos por classe e, entre eles, uma comissão da escola indicou o melhor. A Secretaria de Educação, por fim, elegeu as produções finalistas. Os vencedores foram premiados na mesma ocasião, junto ao lançamento do livro.  

Durante o evento, os presentes prestigiaram apresentações relacionadas à literatura. A primeira delas foi feita por 20 alunos da EMI Sansão, que recitaram a poesia ‘Flor Amarela’, do jornalista, poeta e crítico literário Ivan Junqueira, e que faz parte da coleção ‘Jovens Leitores’.  

O prefeito Fernando Fernandes falou, durante o evento, sobre sua satisfação ao ver o resultado da publicação que, em sua opinião, é resultado do trabalho eficiente da Secretaria de Educação. “Analisando o conteúdo do livro, me dei conta da capacidade criativa impressionante que nossas crianças têm, e essa é uma oportunidade maravilhosa de estimulá-las a produzirem mais e de maneira divertida”, disse Fernando. “Que trabalho maravilhoso. Fico tranquilo em saber que a Educação do nosso município está em boas mãos e andando bem”, acrescentou o prefeito.  

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, João Medeiros, enfatizou a importância da participação dos pais no desenvolvimento escolar e do incentivo em relação à leitura e produção de textos. “Infelizmente, nosso país é deficiente quando se fala em produção literária. Precisamos de novos autores e formar crianças que gostem de ler e escrever”, afirmou o secretário. “É para isso que estamos trabalhando”, garantiu João Medeiros. 

Excelência no Ensino 

A qualidade do ensino em Taboão da Serra vem se aprimorando, e os resultados estão evidentes. Segundo os últimos índices divulgados pelo Inep – o IDEB -, no ano passado, o município apresentou nota acima da média nacional e entre as escolas da região. Com 5,9 pontos, Taboão apresentou, já em 2014, nota próxima à prevista para o ano de 2017, de 6,0 pontos.  

A nota é calculada com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na taxa de aprovação e evasão escolar. 

Comentários