Após Juramento à Bandeira 400 jovens são liberados do Serviço Militar em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 21/08/2015

Em Embu das Artes, 400 jovens fizeram o “Juramento à Bandeira” na quinta-feira (20/8), ato conclusivo que os liberam do serviço militar obrigatório. O rito ocorreu durante cerimônia no auditório do Centro Cultural Valdelice e foi conduzido pelo 2º tenente Sena, da 3ª Delegacia de Serviço Militar da 4ª CSM, que fica em Osasco e jurisdiciona o município.

 “Jovens cidadãos dispensados para Juramento, posição! Jovens dispensados, firme!”, bradou o tenente. Em seguida, os rapazes cantaram o Hino Nacional e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Quem se alista em Embu das Artes fica automaticamente dispensado do serviço militar obrigatório, por força de lei, devido ao município não ter unidade das Forças Armadas. Por isso, 100% dos alistados são considerados “excesso de contingente”, ficando à disposição da nação até 45 anos de idade.

Representando o prefeito Chico Brito - que é presidente da Junta Militar da cidade - o chefe de Gabinete, Clóvis Cabral, engrandeceu o encontro e a aquisição do documento como uma conquista pessoal que os garotos devem comemorar: “O prefeito saúda a todos pelo cumprimento do dever cívico à pátria, e essa atitude demonstra o caráter de vocês, cidadãos que desejamos para a construção de nosso País”, declarou.

No final, o tenente Sena citou o dia 25 de agosto, data comemorativa do Dia do Soldado, lembrou do marechal Duque de Caxias e sua participação histórica em defesa do País e fez uma revelação: “Em 2016 as mulheres poderão ingressar em funções de combate na carreira do Exército”.  

O Exército é uma das três Forças Armadas do Brasil, ao lado da Marinha e da Força Aérea, e tem como missão preservar e garantir a defesa da pátria, zelar pelo cumprimento pleno da Constituição e pela manutenção da lei e da ordem. Em tempos de paz, uma das principais funções do Exército é defender as fronteiras brasileiras, garantindo a soberania nacional, além de coordenar ações de apoio à fiscalização ambiental, missões de paz (como a do Haiti), assistência social e de saúde em comunidades isoladas, entre outras iniciativas.

Demais autoridades presentes: vice-prefeito Natinha; secretário de Governo Paulo Giannini; presidente da Amlurb, Leiliane Teixeira; vereadores Doda Pinheiro, João Leite, Edvânio Mendes, Clidão do Táxi e Jefferson do Caminhão; delegado José Roberto (Delegacia Central de Embu das Artes); 1º tenente da PM, Paulo Cezar Braga (Com. da 1ª Companhia do 36º Batalhão); comandante Dirceu Alves (GCM); Francisco das Chagas (secretário da Delegacia do Serviço Militar); oficial do Gabinete da Prefeitura de Osasco, José Luiz da Silva; secretária da Junta de Serviço Militar 104 - Embu das Artes, Rosmari Vedovatto, e Banda do 2º Batalhão da Polícia do Exército, sob a regência do 1º tenente Franco. 


Comentários