Clínica Labem Taboão da Serra abre agenda para consultas com Endocrinologista

A Clínica Labem Taboão da Serra está agendando consultas com médico Endocrinologista para o próximo dia 26. Quem quiser cuidar da saúde e ainda ficar mais bonita, perder peso e reduzir medidas para aproveitar o verão não pode perder tempo e tem de ligar o mais rápido possível para o telefone 47876372 ou entrar em contato pelo WhatsApp 961136372. A proprietária da Labem Caroline  Zanichelli garante que o preço da consultas será o mais acessível de Taboão da Serra e região. Ela diz que a implantação do atendimento de Endocrinologista no local era um pedido antigo dos clientes da Labem Taboão que fica ao lado da secretaria Municipal de Transportes. 

“Já estamos ajudando as consultas. Os atendimentos começam a partir do dia 26. Há uma carência grande desse tipo de atendimento na região. Vamos contar com um consagrado especialista e como sempre nosso foco é a qualidade”, comenta Caroline Zanichelli. 

O Endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue,  conhecidas como hormônios. 

A Endocrinologia visa reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo. O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e portanto as alterações hormonais podem provocar diversas doenças, envolvendo o organismo como um todo.

Quais são as doenças causadas por alteração de hormônios? 

Diabetes - Alteração dos níveis de açúcar do sangue, decorrente da falta de produção ou da falta de ação da insulina, um importante hormônio produzido pelo pâncreas. 

O chamado “pré diabetes” é uma alteração no organismo que leva à resistência à ação da insulina.
Existem ainda algumas doenças que podem provocar a queda da glicose sanguínea, ou hipoglicemia;

Doenças da Tireóide - Podemos ter o hipertireoidismo, funcionamento excessivo da tireóide, com níveis aumentados de hormônios tireoidianos no sangue e as complicações decorrentes desse excesso; o hipotireoidismo, mau funcionamento da tireóide, levando à redução dos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos e suas conseqüências; o bócio, crescimento exagerado da tireóide, produzindo uma massa na região anterior do pescoço, e os nódulos tireoidianos. 

Outros exemplos de doenças da tireoide: Bócio Multinodular Tóxico, Doença de Graves, Tireoidite de Hashimoto.
Obesidade – Nos últimos anos a obesidade foi reconhecida como sendo uma doença, devido aos múltiplos problemas que pode acarretar à saúde das pessoas, além dos graves transtornos sociais e psicológicos que a acompanham. A obesidade possui múltiplas causas, e apesar de sabermos que apenas uma pequena proporção dos casos de obesidade é provocada por excesso ou deficiência de alguns hormônios, freqüentemente é acompanhada de outras doenças endócrinas, tais como a diabetes, os transtornos do colesterol e a síndrome dos ovários policísticos.

Síndrome dos Ovários Micropolicísticos  - Hoje é sabido que a irregularidade menstrual e as características decorrentes do excesso de hormônios masculinos, como aumento de pêlos e acne, que acompanham essa síndrome, estão diretamente associadas à obesidade e ao desenvolvimento de diabetes e de todas as suas complicações. 

Síndrome plurimetabólica - É um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares usualmente relacionados à deposição central de gordura, à  pré-diabetes, hipertensão arterial  e ou alteração do colesterol.

Osteoporose e osteopenia - Osteoporose é a descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis e porosos. É uma doença na qual ocorre diminuição da massa óssea e piora da sua qualidade. Quanto maior a fragilidade óssea, maior é o risco de fratura. Embora a ocorrência seja maior no sexo feminino, após a menopausa, com a diminuição dos níveis de estrogênio, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento, falta de atividade física, consumo de álcool, tabagismo, hipovitaminose D (deficiência de vitamina D)e doenças crônicas. 

Osteopenia é um estágio anterior a osteoporose, onde a descalcificação óssea ainda está em um grau leve, inicial, podendo evoluir ou não para a osteoporose.

Doenças da hipófise tais como: hipopituitarismo, acromegalia, adenoma de hipófise, prolactinoma etc.,

Doenças das supra-renais, tais como: insuficiência adrenal, síndrome de Cushing, feocromocitoma, hiperaldosteronismo. 

Doenças das paratireóides, tais como: hipoparatireoidismo e hiperparatireoidismo.
Doenças que afetam o crescimento, tais como:baixa estatura, gigantismo, raquitismo, etc

Doenças neoplásicas da tireóide:carcinoma medular da tireoide, carcinoma papilífero, carcinoma folicular 

Doenças que afetam o desenvolvimento: puberdade precoce, telarca e pubarca precoce (aparecimento de mamas e pêlos, respectivamente, em meninas menores que 8 anos e meninos menores que 9 anos).

Puberdade tardia (ausência de início da puberdade após os 13 anos em meninas e 14 anos em meninos).

Comentários