Prefeitos de Taboão e Embu apostam nas redes sociais para divulgar ações de seus governos
Entre os prefeitos dos municípios da região do Conisud o uso das redes sociais em especial do Facebook e do WhatsApp estão se tornando rotina. O prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, posta fotos quase diariamente e recentemente aderiu a prática de gravar vídeos de agenda positiva para compartilhar via WhatsApp. Pode-se dizer que Fernandes é o mais atuante nas redes sociais. Pelos comentários e repercussão das postagens feitas pelo prefeito dá pra dizer que o perfil dele é bastante visitado. O prefeito de Taboão não esconde que na sua idade é um desafio desbravar a imensidão de ferramentas e possibilidades propostas pelo mundo digital. Ele tem mais de 12 seguidores em sua página oficial no Facebook – veja aqui.
Quem também anda cada vez mais ativo no segmento é o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito. Ele anda fazendo postagens no Facebook com mais frequência e recentemente até ousou fazendo selfie com a esposa, Daniela Brito, no concerto das Artes. Passava da meia noite do dia 26 de julho quando ele fez a postagem das fotos com a indicação de que estaria se sentindo muito feliz. A página de Chico Brito no Facebook tem quase 8 mil seguidores – acesse aqui.
“É tudo uma novidade. Trabalhar as redes sociais e usar essas ferramentas é um desafio grande. Mas nós temos que usar e ficar atentos. A gente sofre uma influência grande da mídia de São Paulo, mas só aparecemos na grande mídia quando acontece uma desgraça. É sempre assim com Taboão, Embu, Itapecerica e as nossas outras cidades. As coisas boas, os fatos positivos nunca são citados. Nesse aspecto as redes sociais nos permitem atingir esse objetivo”, afirma o prefeito Fernando Fernandes.
No caso dos dois prefeitos citados na reportagem é possível constatar que a maioria das postagens em seus perfis é feita por profissionais de comunicação. Os vídeos do WhatsApp do prefeito de Taboão da Serra são gravados com frequência e abordam temas positivos para o município. Eles não tem muita produção e o foco central é a distribuição via WhatsApp. Fernando Fernandes é o primeiro prefeito da região a utilizar a poderosa ferramenta que permite atingir incontável número de pessoas e promete ser a coqueluche da próxima campanha eleitoral.
“Não tenho como mensurar os resultados. Mas acredito que pelo número de visualizações e pelos comentários das pessoas quando andamos na cidade fica claro que o resultado é bom. Nós vamos intensificar o uso. Toda semana estou gravando um vídeo para o WhatsApp”, declarou.
Os prefeitos de Taboão da Serra e Embu das Artes são exemplos claros de políticos que se utilizam de ferramentas digitais para manter os moradores informados de suas ações.
“Com certeza a gente atinge um grande número de pessoas que se não saberiam o que a gente faz sem esse trabalho”, finaliza Fernando Fernandes.