Secretaria de Saúde promove treinamento de laboratório para 101 funcionários

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/08/2015

A Secretaria de saúde realizou durante o mês de junho o “Treinamento Laboratório: Importância da Fase Pré-Analítica”. Ao todo, 101 profissionais da Saúde foram treinados, entre eles enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos e administrativos.  

O curso foi aplicado nas 14 Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades, Centro de Referência da Saúde da Mulher e Clínica DTS/Hepatites Virais, e teve como objetivo aprimorar os processos de exames laboratoriais, além da capacitação e atualização das equipes de Enfermagens envolvidas com as coletas dos exames laboratoriais. 

A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, enfatizou a importância da capacitação. “A oportunidade de atualização profissional e contribuição dos colaboradores da rede de saúde serão de fundamental importância para a melhoria contínua dos serviços prestados, resultando em serviços cada vez mais qualificados”, comentou a secretária. 

Aplicada pela enfermeira Alessandra Nasário, responsável técnica pelas questões laboratoriais na Secretaria de Saúde, a ação evidenciou aspectos essências destes processos. “Abordamos desde a comunicação com os usuários, preparo e orientação, até questões técnicas do exame, que influenciam para a qualidade da amostra que será analisada pelo laboratório”, explicou a enfermeira. 

Um dos principais temas debatidos foi sobre a fase pré-analítica dos exames, primordial para o processo de análise do resultado final, abrangendo desde o momento em que o paciente recebe a solicitação médica do exame, o agendamento, coleta, adicionamento de amostras e transportes ao laboratório, onde ocorrerá a observação. “O planejamento e a coordenação dos serviços de apoio diagnóstico são imprescindíveis para ajudar a assistência prestada aos usuários dos serviços de saúde”, ressaltou a Dra. Raquel Zaicaner.  

As Unidades Básicas de Saúde elegeram um representante, que participou da Visita Técnica ao Laboratório CEAC Leste, no Hospital Geral do Pirajussara, com o intuito de conscientizar e fortalecer os tópicos abordados na teoria.

Comentários