Taboão comemora Dia Mundial da Luta Contra a Hepatite
No dia 28 de julho foi comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a Hepatite. A hepatite é uma doença grave e silenciosa que ataca o fígado e pode em sua fase avançada provocar cirrose, câncer e lesões no fígado, apontando para a necessidade de transplante.
“Para a detecção da doença, são disponibilizados diagnósticos em todas as Unidades de Básicas de Saúde do município, e também na própria clínica, que realiza exames das 7h às 15h”, comentou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.
O tratamento se inicia depois da análise de exames em consulta médica onde será planejado o tratamento. “O tratamento pode durar de três meses (com o advento de novas drogas) há dois anos, com mais cinco anos de acompanhamento, em visitas anuais dos pacientes”, explicou o gerente da clínica DST e Hepatites Virais de Taboão, Dr. Ricardo Moraes.
A Coordenadora do Programa de AIDS e Hepatites Virais, Dra. Iris Bandeira, segue de perto todos estes pacientes e comenta sobre o novo tratamento para a Hepatite C viabilizado pelo Ministério da Saúde. “Esse tratamento propõe uma forma menos sofrida, mais rápida e cujas respostas favoráveis demonstradas pelos estudos indicam um percentual de 98 % de resposta virológica sustentável, resultando na cura”, disse a coordenadora.
A transmissão das hepatites B e C podem ser sanguíneas, através de relações sexuais sem uso de preservativo com uma pessoa portadora do vírus, ou com objetos perfuro-cortantes contaminadas, tais como alicates de unhas, agulhas, ou lâminas, e também pode ocorrer durante a gravidez e a amamentação.
Prefeitura Municipal de Taboão da Serra