Casos de dengue em Embu das Artes aumentam comparado ao mês de junho

Os casos de dengue em Embu das Artes cresceram em comparação ao mês de junho. No boletim de saúde divulgado pela prefeitura do município, até o dia 23 de junho, a cidade tinha 2.211 casos suspeitos até a data e 760 casos autóctones (adquiridos na cidade), já em julho de acordo com a assessoria de comunicação, foram registrados 807 casos autóctones (contraídos na própria cidade).  

Os cuidados com a proliferação do mosquito da dengue deve ser levado em consideração, uma vez que a transmissão é feita pelo próprio mosquito Aedes Aegipty. Dessa forma, os possíveis focos da dengue devem ser observados como água parada, caixa d'água descoberta, pratinho de plantas com água devem ser substituídos por areia, dentre outros cuidados.  

Sintomas da dengue

Dengue Clássica: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória; perda de consciência. 

Qual o tratamento da dengue? 

Ainda não há um tratamento específico para a dengue e o que deve-se adotar são cuidados gerais. O paciente deve manter-se em repouso e tomar muito líquido, evitando café, refrigerante e leite, pela possibilidade de irritarem o estômago.

Comentários