Time de Futebol Americano Itapecerica Greens tem projetos para região
O time de Futebol Americano, Itapecerica Greens, está há quase 3 meses realizando treinamentos, formando times e oferecendo uma nova opção de esporte para os jovens de Itapecerica da Serra e região. Os treinos são abertos ao público, e acontecem todos os sábados e domingos, às 14hs, no campo do Sampaio - Est. Potuverá Aldeinha. Não precisa ter conhecimento ou experiência na modalidade e a idade mínima para os jovens (sexo masculino) é de 15 anos. Para jogar, é preciso ir de calção (sem bolso), camiseta e chuteira de campo.
O Jornal na Net conversou com um dos diretores e treinadores do time, Anderson Brutus, que falou sobre as dificuldades que o time vem enfrentando e os o objetivos que ainda faltam serem alcançados.
Os projetos estão caminhando positivamente. A diretoria do Itapecerica Greens pensa em fazer várias visitas nas escolas do município para formar a categoria Sub-15, e futuramente visitar escolas das cidades vizinhas, como Embu das Artes e Taboão da Serra, para promover ainda mais o Futebol Americano, que é tão discriminado entre algumas pessoas que, por falta de informações, dizem que é um esporte violento, sendo que não é.
Patrocínio e programa Sócio Torcedor
A diretoria do time pretende implantar o programa Sócio Torcedor para aproximar a torcida dos atletas. Negociações com parcerias de empresas da cidade de São Paulo já estão quase se concretizando para ajudar neste objetivo, e duas de Itapecerica da Serra também estão prestes a colaborar para um melhor desempenho dos Greens em diversas competições. A Bambolê Festas e Fantasias e Ateliê Lu-Artes e Cia são as primeiras parceiras.
A equipe acabou de fechar parceria com a prefeitura do município e Secretaria de Esportes, que irá fornecer materiais de treino, como uniformes, bolas, cones, etc. No entanto, ainda não é o suficiente. O time de Futebol Americano, que é o único da cidade, busca por patrocínios de empresas que, preferencialmente, sejam de Itapecerica da Serra.
Jogos
No momento, a equipe ainda não participa de campeonatos. Os planos para o restante deste ano são apenas para trabalhar o aprimoramento e condições físicas dos jogadores. A estimativa é que já em 2016, os Greens já possam participar de campeonatos oficiais. Apesar de não ter nenhuma competição valendo troféu, a equipe trabalha para jogar amistosos marcados neste 2° semestre de 2015. Um já está marcado para o dia 30 de Agosto.
Neste mês de Julho, no dia 26, às 9hs, vai acontecer uma rodada da Liga APFA (Associação Pró Futebol Americano) no campo do Hotel Del Verde, em Itapecerica da Serra. Entrada é franca, comidas e bebidas a venda no local. O objetivo é atender um grande público para divulgar o Itapecerica Greens.
Realidade e objetivo
O campo em que o time treina atualmente não é da prefeitura, e sim particular. Em condições de chuva, a equipe fica impossibilitada de treinar, pois acaba estragando o gramado. Outro obstáculo são os campeonatos de futebol de várzea que acontecem no campo, que tem o uso exclusivo do terreno. "Nossa principal meta no momento é conseguir um campo que seja nosso, e que possamos utilizar ele independente de clima e dia. Além disso, fazer a nossa própria marcação no campo, porque onde atualmente jogamos, nós não podemos alterar a pintura dele. O acordo que temos é de usarmos o campo, desde que a gente tire a pintura de marcação e retorne com a do futebol", ressaltou Anderson Brutus.
O clube sonha em ter um campo exclusivo com uma boa localização, como por exemplo no centro do município, por uma questão de visibilidade e de fácil acesso, porém, o campo do Sampaio ainda é o mais querido, por oferecer mais oportunidades de lazer naquela região, além de ter restaurantes por perto para atender o público e o time.
Jogadores
O número de atletas tem aumentado, porém, não tanto como a diretoria esperava. Muitas pessoas tem curiosidade, os jogadores já estão sendo reconhecidos pelas ruas. Segundo Anderson Brutus: "O Futebol Americano é conhecido como 'o esporte da pancadaria', e ele não é, apesar de ter um forte contato físico, o foco dele é a estratégia. Nosso maior problema é com a relação da má fama do esporte".
Alguns jogadores que atuam no elenco, foram integrados após assistirem os treinamentos." Tínhamos uma média de 10, 11 jogadores por treino, hoje temos 19 a cada treino e 23 inscritos na lista oficial. Em dois meses de atividades, a equipe quase dobrou o número de atletas, quanto mais jogadores, melhor", afirmou Anderson.
Os que já estão fazendo parte do time dizem estar bastante animados e empenhados com as regras e jogadas estratégicas. O time tem um livro de jogadas, o PlayBook, onde todos os jogadores fazem a leitura para entender melhor sobre o esporte." É um esporte que abre muitas coisas na mente. Tem que saber o momento exato para efetuar as jogadas", comentou Brutus.
Time feminino?
O Itapecerica Greens ainda não tem um time feito por mulheres. O esporte é voltado tanto para o público masculino quanto pra feminino, mas também é um sonho dos diretores dos Greens. Anderson Brutus explica: "Pra poder dar início a este projeto é preciso ter mais pessoas. O projeto que não determina gênero, está sendo feito para ambos os sexos. Um time feminino agora é dar um passo longo e precipitado, mas é um grande sonho, espero que possa ser realizado no ano que vem".
Diretoria
Ainda não existe uma divisão dentro da diretoria (presidente, diretor, etc), todos tem o mesmo peso de voto. Em conjunto, os diretores vão em busca de parcerias e patrocinadores, além também de treinar a equipe. "Em termos de hierarquia, nós temos a mesma posição. Vamos definir mais pra frente quem será o presidente para estabelecer o nosso estatuto," esclareceu Anderson Brutus.
Formada por ex-jogadores de Futebol Americano, segue os nomes dos diretores: Anderson Brutus, André Mendes, Fillipi Moraes e Cleyton Costa.
Contatos:
Aos interessados em patrocinar ou saber mais informações sobre o Itapecerica Greens, tem o link da página no Facebook: https://www.facebook.com/ItapGreens?fref=ts
Telefones: 99661-3669 e 97336-5779