ROMU completa um ano de ações no combate à criminalidade pelas ruas de Taboão
Criado em junho de 2014, o ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), completou um ano de serviços prestados aos moradores de Taboão da Serra.
São 24 agentes treinados pela ROTA (Ronda Ostensiva Tobias Aguiar) que, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Taboão realizaram mais de 180 ocorrências em apenas doze meses. “Criamos o ROMU para atender um desejo antigo dos agentes que viam na rotina de trabalho a oportunidade de oferecer mais segurança a população em várias ocorrências. Este grupamento é um orgulho para esta corporação, que tem mudado a forma de se fazer segurança pública”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.
No balanço apresentado o que mais chamou a atenção do secretário de Segurança, Dr. Gerson Brito foram os chamados para perturbação do sossego, veículos recuperados e roubos. “Somado os três são 63 ocorrências quase a metade do que fizemos em um ano. Taboão é um município com mais de 250 mil habitantes, e, mesmo com nossas blitz e rondas ostensivas ainda temos esse problema com bares, pancadões, pequenos furtos e roubos”, disse Dr. Gerson.
A Guarda Civil Municipal conta com 210 agentes e a ideia de criar o ROMU veio com a aprovação da Lei 13.022/2014, o Estatuto Geral das Guardas Municipais, que estendeu aos agentes o poder de polícia. “Pensando no cenário que já se formava, preparamos nossos guardas para que não tivessem problemas em se adaptar à realidade que acabou por se tornar inevitável”, lembrou o secretário de Segurança, Dr. Gerson Brito.
Investimentos
Prefeitura Municipal de Taboão da Serra