ROMU completa um ano de ações no combate à criminalidade pelas ruas de Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 5/07/2015

Criado em junho de 2014, o ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), completou um ano de serviços prestados aos moradores de Taboão da Serra.  

São 24 agentes treinados pela ROTA (Ronda Ostensiva Tobias Aguiar) que, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Taboão realizaram mais de 180 ocorrências em apenas doze meses. “Criamos o ROMU para atender um desejo antigo dos agentes que viam na rotina de trabalho a oportunidade de oferecer mais segurança a população em várias ocorrências. Este grupamento é um orgulho para esta corporação, que tem mudado a forma de se fazer segurança pública”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.  

No balanço apresentado o que mais chamou a atenção do secretário de Segurança, Dr. Gerson Brito foram os chamados para perturbação do sossego, veículos recuperados e roubos. “Somado os três são 63 ocorrências quase a metade do que fizemos em um ano. Taboão é um município com mais de 250 mil habitantes, e, mesmo com nossas blitz e rondas ostensivas ainda temos esse problema com bares, pancadões, pequenos furtos e roubos”, disse Dr. Gerson.  

A Guarda Civil Municipal conta com 210 agentes e a ideia de criar o ROMU veio com a aprovação da Lei 13.022/2014, o Estatuto Geral das Guardas Municipais, que estendeu aos agentes o poder de polícia. “Pensando no cenário que já se formava, preparamos nossos guardas para que não tivessem problemas em se adaptar à realidade que acabou por se tornar inevitável”, lembrou o secretário de Segurança, Dr. Gerson Brito. 

Investimentos 

Desde 2014 o prefeito Fernando Fernandes vem investindo alto em segurança pública. São 14 novas viaturas, aquisição de seis motocicletas, quatro bases móveis no modelo de trailer, novas armas de fogo, coletes, aumento do efetivo, novos uniformes, recuperação do sistema de vídeo-monitoramento com 28 câmeras tendo a proposta de aumentar para 100, aposentadoria especial, duas bases móveis uma no Salete e outra no Marabá e a aplicação do plano de carreira. “Investir e qualificar nossos guardas é um dos lemas do meu governo. Levar segurança para dentro e fora das residências é uma tarefa difícil porque vivemos em uma sociedade amedrontada pela criminalidade. Mas, não vamos deixar de combater esse mal”, enfatizou Fernando.   

Comentários