Plano Municipal de Educação é aprovado na Câmara Municipal de Taboão
30/06/2015 | Prefeitura Municipal de Taboão da Serra
Por unanimidade, o Plano Municipal de Educação (PME), que é um documento norteador da política educacional do município para os próximos 10 anos, foi aprovado pelo Legislativo de Taboão da Serra, no dia 23 de junho.
Para a elaboração do PME, vários encontros e reuniões nos últimos seis anos foram realizadas, tais como: Conferência Nacional de Educação (Conae I), Fórum, Conae II, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SP), Conferência Municipal de Educação (CME), com 12 encontros, Conae II, Conferência Municipal de Educação, Ato Normativo, Reunião das Equipes de Trabalho, Reunião com Ensino Superior e Reunião na Câmara Municipal.
Os principais objetivos que constam no plano, que atende as 20 metas da Lei de Diretrizes de Base, determinadas pelo Governo Federal, é o de assegurar à população a igualdade e integralidade, com o acesso a educação de qualidade. Além disso, o PME visa promover o interesse e o aprendizado nas áreas de humanística, científica, tecnológica e cultural.
Dentre os temas que compõem o plano estão: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Educação Inclusiva, Educação Integral, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, valorização do magistério, financiamento e gestão democrática.
Mais vagas
Visando atender as metas estabelecidas no plano, a gestão do prefeito Fernando Fernandes tem trabalhado muito para ampliar o número de vagas na educação. Com a inauguração das EMIs Cuca e Jurema, em maio, serão criadas 1781 vagas no ensino infantil apenas em 2015. Após EMI Aninha, com a inauguração prevista para julho, a Prefeitura ultrapassará a marca de quase 2100 novas vagas só este ano.