Plano Municipal de Educação é aprovado na Câmara Municipal de Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 30/06/2015

Por unanimidade, o Plano Municipal de Educação (PME), que é um documento norteador da política educacional do município para os próximos 10 anos, foi aprovado pelo Legislativo de Taboão da Serra, no dia 23 de junho. 

Para a elaboração do PME, vários encontros e reuniões nos últimos seis anos foram realizadas, tais como: Conferência Nacional de Educação (Conae I), Fórum, Conae II, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SP), Conferência Municipal de Educação (CME), com 12 encontros, Conae II, Conferência Municipal de Educação, Ato Normativo, Reunião das Equipes de Trabalho, Reunião com Ensino Superior e Reunião na Câmara Municipal. 

Os principais objetivos que constam no plano, que atende as 20 metas da Lei de Diretrizes de Base, determinadas pelo Governo Federal, é o de assegurar à população a igualdade e integralidade, com o acesso a educação de qualidade. Além disso, o PME visa promover o interesse e o aprendizado nas áreas de humanística, científica, tecnológica e cultural. 

Dentre os temas que compõem o plano estão: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Educação Inclusiva, Educação Integral, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, valorização do magistério, financiamento e gestão democrática. 

Para o secretário de Educação da cidade, João Medeiros “A aprovação do Plano é muito importante, pois possui uma série de metas e diretrizes que vão nortear a Educação do município nos próximos 10 anos, independente de partido ou de quem for estar à frente da cidade nesse período. Além disso, vale destacar o processo de reflexão, de participação da sociedade na elaboração do PME”, disse.

Mais vagas 

Visando atender as metas estabelecidas no plano, a gestão do prefeito Fernando Fernandes tem trabalhado muito para ampliar o número de vagas na educação. Com a inauguração das EMIs Cuca e Jurema, em maio, serão criadas 1781 vagas no ensino infantil apenas em 2015. Após EMI Aninha, com a inauguração prevista para julho, a Prefeitura ultrapassará a marca de quase 2100 novas vagas só este ano. 

Nos últimos três anos a Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou o PAC Paz e Vida e as EMIs Pixuquinha, Sansão, além de ampliar a EMEF Ayrton Senna e as EMIs Emília, Chico Bento e Dorinha e reformar as demais escolas que já existiam.

Comentários