Escola Municipal em Itapecerica participa do Projeto Escola da Régis Bittencourt
15/06/2015 | Assessoria de Imprensa
Na Escola Municipal Professora Lenice Lopes Simioni, em Itapecerica da Serra, cerca de 35 alunos participaram da Observação de Pássaros e puderam espalhar na Mata Atlântica as germinobolas, bolas construídas com húmus e argila para a colocação de sementes, produzidas pelos colaboradores da Autopista no dia anterior. As germinobolas podem ser colocadas por qualquer pessoa nas matas ciliares a rios e córregos, ajudando na preservação desses cursos d’água. Trata-se de uma atividade lúdica, que pode ser realizada por ações de educação ambiental com crianças e adolescentes dentro do Viva Meio Ambiente.
A empresa também está promovendo ações de conscientização voltadas aos colaboradores, assim como está acontecendo ao longo desse mês, na sede da Autopista Régis Bittencourt, em Registro. Na sede em Registro, por exemplo, foi realizada a atividade ‘Qual é o Bicho?’, com a participação de aproximadamente 80 pessoas, na qual moldes de gesso com pegadas de diferentes animais silvestres foram apresentados para os colaboradores. O desafio deles foi identificar qual é o animal. Seis pessoas acertaram e o ganhador foi premiado.
As atividades foram desenvolvidas com assessoramento da equipe pedagógica do Viva Meio Ambiente, que realiza treinamentos periódicos com os professores envolvidos nos projeto. Materiais didáticos também são fornecidos. Parte das ações ultrapassa os muros das escolas e envolvem diversas faixas etárias. Os professores programaram gincanas, exibição de documentário, atividades de plantio de mudas e produção de alimentos, entre outros temas trabalhados.
Conhecer para preservar
Em uma das frentes, o objetivo é estimular o conhecimento sobre a biodiversidade, com ações que visam apresentar a fauna e as plantas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Floresta das Araucárias (típica do Paraná). Em outra, serão desenvolvidas ações para aumentar a consciência sobre o consumo responsável dos recursos naturais e a preservação das florestas.
Em uma das ações, os colaboradores mobilizados pelo Junho Verde vão participar de oficinas para a produção de germinobolas, Essa estrutura protege as sementes e permite que elas germinem. Essa massa representa uma alternativa ao plantio tradicional em vasos e não oferecem risco para proliferação da dengue, pois não há água exposta.
“As rodovias representam um espaço de interação com o meio ambiente. As concessionárias precisam ter uma atitude responsável para colaborar na preservação do entorno. Para isso, a consciência ambiental precisa estar cada vez mais presente no dia a dia dos nossos colaboradores”, afirma Solange Garcia Carneiro, coordenadora de Meio Ambiente da Arteris.