Alunos do Proerd se formam na Câmara de Embu

Por Outro autor | 16/08/2010

Aconteceu no Plenário Mestre Gama, na Câmara Municipal de Embu das Artes, no dia 07 de junho a Formatura do Proerd. Os Formandos, alunos da escola Maria Cristina Montora Simões. O evento que lotou a Plenário contou a presença da quase totalidade dos alunos que participaram do curso oferecido pela Policia Militar, pais, avós, a diretora da escola Célia de Jesus Correia, os professores, os mestres de cerimônia o Segundo Sargento Alexandre dos Santos Albino, a Soldado Maria Aparecida , além da apresentação da Banda da Polícia Militar.

A formação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) realizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo na escola Maria Cristina Montora Simões formou durante o seu curso de 3 meses com 1 aula semanal ministrada pela Soldado e instrutora Maria Aparecida, aproximadamente 120 alunos estudantes da 4ª série do ensino fundamental.

Para a diretora da escola todas as escolas deveriam abrir a porta para esse tipo de projeto “Os alunos tem uma imagem dos policiais, com esse projeto eles percebem uma outra visão, essa formatura é muito importante para eles, é uma forma de conscientização para evitar o que muitas vezes leva os jovens à um término triste”, diz a diretora.

A formatura emocionou pais e policiais, com homenagens às famílias, e aos instrutores, o Sargento Alexandre, visivelmente emocionado brincou com a situação: “Se homem não chora, imagina então homem e policial! Porém, a maior homenageada foi mesmo a Soldada e Instrutora Maria Aparecida. As crianças que a todo momento demonstrava um grande carinho pela instrutora, que com certeza se tornou a “queridinha” dos alunos. Cida como é carinhosamente chamada pelos estudantes explicou o motivo da grande identificação com as crianças: O segredo é que eu amo crianças, eu ensino à elas as coisas sérias com amor, carinho e alegria, ao final é como se eles fizessem parte da minha família.

O maior interesse do Programa Proerd é a orientação de crianças e adolescentes em idade escolar com o objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, e a se manter longe das drogas e da violência.

O evento foi encerrado com o juramento de que todos os formandos vão se manter longe das drogas e violência, e com a entrada do divertido “leão”, o mascote do Proerd que colocou todos para dançar.

Texto e foto: Ana Paula Timóteo – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu

Comentários