Crianças e jovens participam da I Mostra Cultural Fortalecendo Vínculos em Embu
A I Mostra Cultural “Fortalecendo Vínculos”, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional numa ação conjunta com as entidades sociais conveniadas e parceiras, aconteceu dia 27/5 no Centro Cultural Mestre Assis e contou com a presença de mais de 100 pessoas.
“A 1ª Mostra Cultural trás à tona o que há de mais importante no trabalho desenvolvido nos território que é o respeito pela criação individual e coletiva de cada ser humano e a liberdade de expressão que já começa a fazer parte vida dessas crianças e adolescentes”, disse a secretária adjunta da pasta, Roberta Santos. Segundo Roberta, esse é um processo de inclusão maior, pois o avanço das entidades alavanca processos sociais e culturais mais profundos, mobilizando as secretarias a construir planos voltados para estas áreas de inclusão.
Durante a abertura da mostra, idealizada pela assistente social Olga Campos, os alunos Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Isis Cristina, apresentaram a música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, que emocionou a platéia e resgatou lembranças de projetos que existiram no município década de 80, tais como a Casa da Juventude (Caju) e Núcleos de Vivência, além do Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA) que definiu as políticas públicas para a Criança e o Adolescente na área da Assistência Social a partir de 2001.
Hoje, as entidades sociais conveniadas e parceiras juntas atendem cerca de 1.110 crianças e adolescentes em ações socioeducativas, de cidadania e de protagonismo juvenil, sendo estas atividades desenvolvidas no contra turno escolar. Este atendimento utiliza como estratégia a realização de oficinas de arte, música, teatro, papietagem (é uma técnica artesanal em que se utiliza papel recortado e cola para dar forma a uma escultura ou objeto), pintura e lazer.
Participantes:
Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes