Plano Municipal de Saneamento Básico é apresentado pela Prefeitura em Itapecerica

Com o objetivo de sanar os problemas decorrentes ao saneamento básico e falta de água na região do Jardim Jacira (principal bairro que sofre com o fornecimento de água), a Prefeitura realizou nesta quinta-feira, 12, após a sessão da Câmara de Itapecerica a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Plano este que é obrigado por lei e foi elaborado pela Prefeitura da cidade, através das Secretarias de Obras, Assuntos Juridicos e Planejamento e Meio Ambiente após a primeira audiência pública realizada pela Prefeitura na cidade no dia 23 de julho. “Realizamos adequações devido às exigências e reclamações abordadas durante a audiência”, explicou Débora Pastro diretora de habitação de Itapecerica.

Segundo o Presidente da Câmara Amarildo Gonçalves (Chuvisco), o plano é necessário, pois todos os municípios precisam contar com os recursos do governo federal e também serve como um plano de diretrizes para uma prestadora de serviços, que não necessariamente será a Sabesp. “Nunca deixei de mostrar o meu descontentamento em questão ao saneamento. Os serviços são realizados, mas depois a empresa terceirizada não termina de maneira adequada os serviços”, disse.

O relatório contendo todas as diretrizes do plano foi entregue a cada vereador presente, que questionaram alguns pontos e pediram maiores explicações dos serviços prestados pela Sabesp na região. Os vereadores: João Miranda, José Maria e Regina Corsini sugeriram que uma audiência pública fosse realizada no Jardim Jacira, para explicar aos moradores o motivo pela falta de água.

No Plano de Saneamento foi apresentado os principais serviços prestados na cidade e segundo a LEI 11.445 de 2007, que aponta a universalização para estes serviços, define que a falta de água será resolvida até 2018 e o saneamento básico (esgoto) 2020. De acordo com o engenheiro e Gerente do departamento de Guarapiranga, Meunim as obras no Jardim Idemori, já estão finalizadas. Já no Parque Paraíso, Nisalves e Centro estão avançadas.

“As obras no Distrito do Jacira não estão avançadas, 80% das redes de esgoto estão prontas, mas a Estação de Elevação de esgoto (bomba que trata o esgoto), ainda precisa ser instalada. Essa demora, se deve ao fato do metro do esgoto ser 10 vezes mais caro que a água”, explicou.

Para o vereador Cícero Costa, enquanto não houver investimento na Sabesp não adianta ficar debatendo. “É valido o trabalho da Sabesp, mas não temos os investimentos do governo federal, estadual e prefeitura, então não podemos nos enganar com isso. Torço para os problemas serem resolvidos, mas acredito que será em longo prazo”, concluiu.

A próxima audiência publica sobre Saneamento Básico, acontecerá no dia 26/08/10, às 14h, na sede da Câmara Municipal da cidade, quando serão apresentados e discutidos o contrato e convênio  propostos pela Sabesp ao município.

Comentários