CAPS-ad comemora 9 anos de atividades em Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 17/05/2015

A Autarquia Municipal de Saúde comemorou o aniversário de nove anos do Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas (CAPS-ad), no último dia 12 de maio. A data foi marcada com um almoço de confraternização entre funcionários e pacientes da unidade, com participação do Superintendente de Saúde, José de Moraes, do Secretário de Educação, João Valério, e demais diretores da Autarquia Municipal de Saúde.

Inaugurado em maio de 2006, o CAPS-ad de Itapecerica da Serra realiza uma média anual de 10.500 atendimentos. A unidade desenvolve um serviço ambulatorial que oferece tratamento especializado à pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool, tabaco e outras drogas. A equipe de profissionais é composta por psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, terapeutas corporais, assistentes sociais e equipe de enfermagem.

O tratamento envolve várias esferas da vida do paciente, atingindo também seus familiares. O objetivo é promover a reinserção social do paciente, auxiliando-o no reforço de sua auto-estima. Mesmo após receber alta, o paciente continua participando de grupos de manutenção, que o auxiliam na manutenção de suas mudanças de comportamento.

Parabenizando a unidade pelos nove anos de relevantes atividades desenvolvidas, o Superintendente de Saúde agradeceu os familiares pela confiança nesse serviço e ressaltou o trabalho da equipe. “Nada se compara ao carinho e dedicação que esses funcionários têm com cada paciente desta unidade”, afirmou, salientando que “esses momentos de confraternização registram a forma acolhedora com que todos são tratados nesse ambiente”.

Comentários