4ª Conferência da Saúde de Taboão já tem seus delegados definidos
A 4ª Conferência da Saúde de Taboão elegeu na primeira quinzena de maio os 64 delegados, que participam da etapa municipal que acontece nos dias 22 e 23 de maio, no CEMUR e Faculdade Anhanguera. O tema desse ano é: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, tendo como eixo central o “Direito do Povo Brasileiro”.
A composição desses representantes é feita por 32 do segmento usuários, 16 gestores da saúde e outros 16 trabalhadores. “Esses delegados são responsáveis na defesa das propostas do município para a etapa regional (região sudoeste de São Paulo). Os delegados da região vão para a 7ª etapa estadual e do estado vão para a fase nacional”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.
A Conferência tem por objetivo discutir e avaliar as políticas de saúde no âmbito municipal de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS; propor diretrizes e prioridades para a atuação do controle social no acompanhamento das ações da Secretaria de Saúde, visando o fortalecimento do controle social em defesa do SUS e da Qualidade de Vida da População. “A Conferência é o órgão mais importante do SUS porque dela saem às propostas para os próximos quatro anos”, ressaltou Dra. Raquel.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Selma Fatima, do segmento trabalhador, foi categórica ao afirmar que, “essas plenárias foram importantes nas Unidades Básicas de Saúde porque todas as propostas a serem discutidas na 4ª Conferência vieram da população. Não podemos deixar de lembrar que 66% do que foi deliberado na conferência de 2011 conseguimos alcançar com êxito no governo do prefeito Fernando Fernandes”.
Prefeitura Municipal de Taboão da Serra