Câmara de Itapecerica realiza sessão solene nesta quinta,14 pelos 138 anos da cidade

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 14/05/2015

Em comemoração aos 138 anos de emancipação politico-administrativo da cidade-mãe, Itapecerica da Serra foi planejado o mês de maio inteiro com inaugurações e eventos, dentre eles a Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira, dia 14, às 20h, a sessão solene, que contará com a presença dos vereadores, prefeito municipal  Amarildo Gonçalves e demais autoridades convidadas para o evento. A sessão é aberta e os munícipes que desejarem poderão participar da solenidade. 

História  

Itapecerica da Serra tem sua origem no século XVI, em um aldeamento fundado por padres jesuítas, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. A origem do nome “Itapecerica” provém do tupi-guarani, cujo significado é “pedra lisa”, ou “pedra escorregadia” (ita = pedra; pecerica = lisa, ou escorregadia). A tal enorme pedra lisa ainda pode ser parcialmente vista na Rua Henrique Soter Fernandes, próxima ao Largo da Matriz, sendo que sobre ela estão construídas várias edificações. 

Inicialmente, o território de Itapecerica englobava as áreas onde hoje se encontram os Municípios de Taboão da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Com passar dos tempos, estes distritos foram se emancipando, sendo que São Lourenço da Serra foi o mais recente a obter a emancipação político-administrativa, para se tornar Município.

O primeiro “Grupo Escolar” de Itapecerica foi criado em 22 de outubro de 1935 e recebeu o nome do Padre Belchior de Pontes. Itapecerica, de acordo com o Decreto-Lei Estadual nº 14.335, de 30 de novembro de 1944, passou a denominar-se Itapecerica da Serra, para diferenciar-se do Município homônimo situado no Estado de Minas Gerais. 

Comentários