Com a chegada do frio, o combate contra a dengue não pode ficar de lado

Nos últimos dias a temperatura tem caído de forma significativa em toda região, e a chegada dessa frente fria colabora para a redução dos casos de dengue, isso porque com o frio a transmissão acaba sendo menor comparado aos dias mais quentes. No entanto, os cuidados devem continuar e ações de prevenção devem ser feitas em todas as estações. Na região, as equipes das prefeituras de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra tem ido para as ruas com o objetivo de passar informações aos moradores e também eliminar possíveis criadouros da dengue. 

Embu das Artes é a unica cidade que mantém atualizado os dados de Saúde. No último boletim da Vigilância Epidemiológica divulgado no dia 12 de maio, foram registrados que na cidade tem 1.247 casos suspeitos até a data e 301 casos autóctones (adquiridos na cidade). Também 41 casos importados, que não estão contabilizados nos números anteriores.

De acordo com as informações fornecidas, a vigilância fez um mapeamento da cidade e pode constatar que as regiões afetadas são: Santo Eduardo (57), Santa Emília (57), Centro (41),  Santa Tereza (30), Independência (27), São Luís (25), N. Sra. de Fátima/Nayara (16), Dom José (16), Pinheirinho (13), São Marcos (10), Tomé/Silvia/Santa Luzia (2), Itatuba (2), Valo Verde (4) e Mimás (1).

"Nas Unidades Básicas de Saúde há uma variação de região para região. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Município, a unidade do Jd. São Marcos teve o maior crescimento no número de atendidos, passando de 998 para mais de 2.200 atendimentos, numa região com aproximadamente 26 mil habitantes. Juntas, as 16 unidades de saúde realizaram no primeiro trimestre mais de 41.600 atendimentos", consta no boletim. 

Os moradores de Itapecerica da Serra e Taboão da Serra relatam que são muitos os casos de pessoas infectadas pela dengue. "Eu posso dizer que conheço várias pessoas que estão com dengue. A preocupação é ainda maior com as nossas crianças e vamos cuidando para não deixar nenhum foco dentro de casa", disse uma moradora do Parque Paraíso, em Itapecerica da Serra. 

Dengue 

A dengue é a doença do momento e que vem preocupando muitas pessoas, ela é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. O diagnostico deve ser feito por um profissional da saúde, então é recomendado que se o paciente sentir os sintomas deve procurar o serviço de saude da sua região.  

Comentários