Exposição de fotos em Embu conta a história de luta do trabalhador brasileiro
11/05/2015 | Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, está realizando a Semana do Trabalho, com palestras e atividades. Além disso, uma exposição de fotos está na entrada da Prefeitura para que os trabalhadores façam uma reflexão sobre o caminho que já foi percorrido pelos brasileiros. Este é o segundo ano em que as fotos estão em exposição.
Os 52 painéis são do arquivo pessoal da secretária interina da pasta, Roberta Santos: “Queremos fazer memória das nossas lutas. Hoje temos avanços, mas muita coisa aconteceu para que chegássemos até aqui”, disse. As fotos contam a história do trabalho no Brasil, a criação das leis e as lutas trabalhistas.
A exposição fica no Paço Municipal até esta terça-feira, dia 12 /5. De 13 a 21/5, ela estará na Câmara Municipal da cidade. Após essa data, a exposição ficará no Restaurante Popular Josué de Castro.
Um pouco de História
A História do Dia do Trabalhador remonta o ano de 1886 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. No dia 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia, ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando mais enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. Dezenas de pessoas ficaram feridas, doze morreram.
No Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer). No 1º de maio do ano seguinte, foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
Fonte Wikipédia
Serviço: