Homem é morto em uma tentativa de ocupação em terreno de Taboão da Serra
O jovem Fernando Neris Ferraz, de 23 anos, foi baleado após uma tentativa de ocupação em um terreno, na madrugada do domingo, dia 03, no Jardim Record, em Taboão da Serra. O rapaz era um metalúrgico e militante do movimento de moradia, juntamente com cerca de 100 pessoas tentavam apropriação do espaço e entraram em confronto com a Guarda Civil Municipal. A suspeita do disparo é uma GCM, que chegou a ser detida e liberada na manhã da segunda-feira, dia 04, a alegação dos guardas é que atiraram para o alto.
Em nota enviada a imprensa, a prefeitura de Taboão da Serra destaca que lamenta o ocorrido e vai colaborar com todas as informações para elucidação do caso. Também afirma que o terreno pertence a prefeitura, que recebeu a doação em agosto de 2014. Confira nota na integra:
Na área existe um projeto habitacional da Prefeitura em parceria com a CDHU, destinada a esta mesma população. Até o momento não existia em Taboão histórico de embates entre a GCM e os processos de invasão.
Na madrugada do dia 03, a GCM foi acionada porque nova invasão estava acontecendo no local, 12 GCMs foram até o local, os fatos que se seguiram acarretaram na morte de Fernando Neris Ferraz.
A Guarda encontra-se detida na Delegacia, onde foi lavrado um flagrante delito por morte decorrente de intervenção policial.
Está sendo aguardada análise de projétil retirado em necropsia efetuado pelo IML local, para confrontação com as armas apreendidas.
A Prefeitura de Taboão da Serra lamenta o ocorrido e colaborará para a elucidação dos fatos.
Sobre a área invadida – A área em questão foi doada a prefeitura em 28 de agosto de 2014, por uma construtora como contrapartida a um empreendimento imobiliário. O prefeito, Fernando Fernandes, mediante ofício 197/2014 solicitou a CDHU a construção de empreendimento habitacional para atendimento as famílias ocupantes de uma área verde próxima ao local, área esta que está em processo de reintegração de posse. Em março de 2015, a CDHU encaminhou ofício 0043/2015 confirmando a viabilidade para a construção do conjunto – denominado Taboão da Serra L. Atualmente o governo do Estado está elaborando a topografia da área para posterior elaboração do projeto.