Festa de Santa Cruz de Embu das Artes, 4 séculos de história
Domingo, 3/5, marca o início do ciclo da Festa de Santa Cruz de Embu das Artes, com a reza do terço na Capela da Família Cachoeira, no bairro Água Morna. De 15 a 17 de maio, os festejos prosseguem, no espaço do Memorial Sakai, com procissão das rezadeiras, adoradores da Santa Cruz, músicas e danças típicas, além de violeiros, música sertaneja, comes e bebes. A festa é uma iniciativa da Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Cultura, e participação da comunidade.
A Festa de Santa Cruz de Embu das Artes representa 4 séculos de história e tradição da cultura índio-jesuítica, sendo considerada contribuição para a formação cultural do estado de São Paulo. É uma das mais importantes manifestações folclóricas do Estado de São Paulo e a mais antiga da cidade. A festa também é uma oportunidade de encontrar adoradores de Santa Cruz de municípios vizinhos como Carapicuíba, Cotia, Embu-Guaçu, Vargem Grande Paulista, Taboão da Serra.
Algumas pessoas se destacam na realização da festa, entre elas Cidinha Carpi (Aspectos Religiosos), Noêmia Cachoeira (dança dos adoradores da Santa Cruz), Nilton Silva (Mestre da Folia de Reis Marajoara), Solemar (Mestre do Jongo Embu das Artes) e Tônia do Embu (Coordenadora do Memorial Sakai).
A história da festa
A Festa de Santa Cruz foi iniciada pelos padres jesuítas a partir do século XVII, que viveram na cidade e percorreram vários outros municípios, formando o denominado cinturão jesuítico paulista. A festa expõe a tradição herdada do convívio de jesuítas e indígenas após o descobrimento. Os festeiros rezam diante da Santa Cruz, ajoelhados ou não, beijam-na, acendem velas, cantam e dançam em adoração à Santa Cruz. Também há o levantamento do mastro e os que desejam algo devem fazer o pedido ao seu pé, pois assim serão atendidos.
Na Adoração à Santa Cruz, o próprio povo dirige a celebração, não há intervenção eclesiástica. A população se encarrega de cantar os versos de louvor.
Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes