Centro de Referência da Juventude de Embu atende mais de 2000 jovens por mês

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 29/03/2015

Em uma sala dentro do Centro de Referência da Juventude (CRJ) da Prefeitura de Embu das Artes , por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Capacitação Profissional, mais de 30 jovens disputam lugar para a concorrida aula de dança do professor César Batista. Os ritmos são os mais variados, de Jay Z, passando por Shakira, até Ivete Sangalo.  Todos os dias, jovens de diversas tribos, e que estão inscritos no CRJ, participam de outras atividades além da dança como teatro, grafite,  canto e coral.

Mensalmente, o CRJ realiza mais de 1.600 atendimentos de jovens que procuram o centro para obter informações de cursos, de programas (Aprendiz Legal, ProJovem), e sobre o primeiro emprego. Nos cursos oferecidos, 450 jovens são atendidos mensalmente.

Atualmente, o CRJ desenvolve ações com foco na cultura, no mundo do trabalho, nos direitos da Juventude e na comunicação comunitária, das quais participam  jovens de 15 a 29 anos.

“O Centro de Referência da Juventude é um espaço importante para os jovens da cidade pois tem como objetivo reconhecer os jovens como sujeitos de  direitos, criando condições para o seu protagonismo e no oferecimento de atividades que possibilitem a sua criatividade”, explica Nilton Bispo, coordenador do CRJ.

O professor de dança, César, conta que sua aula está sempre cheia: “Olha só! Está bombando! Os jovens gostam da dança como expressão corporal, se identificam com as músicas e com as coreografias”, falou. César dança há quatro anos e há um está à frente das aulas de dança no CRJ.

Ágata Camargo  é uma das alunas mais aplicadas. Aos 17 anos, a moradora do Jd. Pinheirinho não perde um passo sequer das coreografias: “Adoro dançar! Estou há um ano no CRJ e aqui realizo todos os meus sonhos! Faço também canto e teatro. Poderia ter aula de balé!”

Seu colega de aula de dança também é um dos mais animados. Vitor Silva, 16, mora no bairro do Caputera, na divisa entre Embu das Artes e Cotia e não mede esforços para participar. “Eu só conhecia o CRJ de ouvir falar. Vim com alguns amigos e gostei muito, me inscrevi na hora. Agora sempre venho, pois além de tudo, faço novos amigos.”

Grafite é arte

Vitória Santos, 15, moradora do Pq. Luisa,  está compenetrada em seu desenho. Há um mês freqüenta o CRJ para ter aulas de grafite: “Estou me identificando muito! Vim atrás do programa Jovem Aprendiz e acabei me matriculando. Adorei o CRJ. Já me inscrevi também no curso de teatro, estou animada para começar”.

Márcio Camargo, 15, conheceu o CRJ através da irmã Ágata: “Não esperava que fosse tão bacana! Estou fazendo o curso de grafite e acho muito bom”.

“Estava jogando bola com uns amigos e acabamos vindo aqui apenas para conhecer. Quando vi o curso de grafite, me inscrevi na hora! Estou gostando muito”, conta Alexandre Oliveira, morador do Jd. Silvia.

O CRJ

O Centro de Referência da Juventude (CRJ), ligado à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, foi criado pela Lei 2.102/2004, e  elabora, articula e executa políticas públicas. Os projetos são focados na redução dos efeitos da desigualdade, além de proporcionarem participação dos jovens e adolescentes na elaboração e monitoramento dessas políticas.

Defende  princípios, como a valorização de diferentes modo de vida nesse período, centralidade na juventude cidadã e ter o jovem como sujeito de direitos, foco em necessidades dos adolescentes e jovens e não na ideia de “juventude problemática”, construção de ações após diálogo com os adolescentes e jovens, busca pelo desenvolvimento integral e pela possibilidade de obter mais na construção de autonomia.

Veja os dias e horários dos cursos:

Teatro : Segundas às 9h e às 14h e terças às 14h

Grafite: Terças às 14h e quintas às 8h30 e 14h

Dança: Terças e quintas às14h

Canto e coral: sextas às14h

Localização:
Endereço: Rua Rebolo Gonzáles, 185, Cercado Grande
Telefones: (11) 4704-2935 (11) 4781-2456
E-mail: crj.embu@embudasartes.sp.gov.br

Comentários