Casos de Dengue aumentam em Embu com 51 confirmados e em Itapecerica 11
Os relatos de dengue na região vem preocupando a todos os munícipes. Com as chuvas tipicas desse período, os pontos e focos de dengue tende a aumentar, muitas orientações são passadas no objetivo de eliminar e reduzir a reprodução do mosquito Aedes Aegipty, porém muitos ainda não tomaram consciência da gravidade do caso. De acordo com os dados atualizados pela Secretaria de Saúde de Embu das Artes em menos de um mês teve um aumento significativo de 10 para 51 casos. Em Itapecerica da Serra foram registrados 11 casos e a prefeitura de Taboão não forneceu os dados atualizados.
O último boletim da Vigilância Epidemiológica de 17/3, informa sobre os casos de dengue em Embu das Artes: 340 suspeitos, sendo 51 confirmados, 7 deles são do município e outros 5 de outras cidades. Os outros 39 casos continuam sem informação de onde a pessoa se contaminou. Há 268 pessoas aguardando o resultado do exame sorológico do Instituto Adolfo Lutz.
A Vigilância Epidemiológica alerta para o fato de a estação da dengue ter se iniciado em 9/2, um mês e meio antes do esperado em relação ao ano passado.”Isso se deve ao fato de as pessoas estarem armazenando água por conta do racionamento. A dica é sempre tampar muito bem essa água armazenada e manter a área de sua casa limpa, sem lixo e objetos que possam acumular água”, disse o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Leonardo Marcolan.
Em Itapecerica da Serra foram registrados 11 casos confirmados pela Autarquia de Saúde como "importados", ou seja, que foram contraídos em outras cidades. A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra não divulgou os dados atualizados no municipio.
Dengue hemorrágica: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória; perda de consciência.