Saúde de Taboão atende milhares de moradores de outros municípios
Mais de um quarto dos atendimentos realizados na rede pública de saúde de Taboão da Serra não são para os moradores do município. Um total de 25% dos pacientes (122.416) atendidos em 2014, em urgência e emergência, são de cidades da região, incluindo a capital.
Para a secretária da pasta, Dra. Raquel Zaicaner, o grande número se deve às melhorias realizadas pelo governo municipal nos primeiros dois anos de mandato, onde a saúde foi prioridade. “Quando o atendimento de uma localidade melhora, ela acaba atraindo a atenção de moradores de municípios vizinhos. Ainda temos problemas, mas estamos melhorando cada vez mais para dar o acolhimento que os pacientes precisam”, esclarece. Entre as obras, destacam-se as reformas em quase todas as Unidades Básicas de Saúde e nos Prontos Socorros do Antena e Infantil, além da maternidade e a construção do novo Pronto Atendimento Dr. Akira Tada.
O município investiu, somente no ano passado, 32% do orçamento municipal, o que também atrai pacientes de outras cidades. O senhor Ataíde Batista da Silva, de 74 anos, por exemplo, é morador do bairro do Campo Limpo, em São Paulo e está sendo atendido no PS Antena. “Desde o dia 13 estou internado aqui por conta de uma anemia e só tenho elogios ao hospital”, diz. “Eu e minha esposa sempre viemos pra cá e fomos muito bem atendidos, mas dessa vez percebi que a unidade melhorou muito com a reforma”, finaliza.
Quem também tece elogios ao atendimento da saúde em Taboão é a munícipe Tauiana da Costa Sampaio, de 21 anos. “Fiz meu pré-natal na UBS Santo Onofre e desde lá, até aqui no trabalho de parto da Maternidade do Antena, fui muito bem recebida por todos os funcionários. O parto foi realizado no dia 19 de março e ganhei uma linda menina”, comemora.
Prefeitura Municipal de Taboão da Serra