Prefeitura de Embu começa a informatizar atendimento na saúde

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/03/2015

O Projeto Tempo É Saúde, que prevê a revisão dos processos do primeiro atendimento e triagem (classificação de risco) e implantação do sistema e-SUS, já está funcionando em Embu das Artes. Foi implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Eufrásio Pereira da Costa, que atende moradores dos Jardins Tomé, Santa Luzia, Embuarama e Silvia. Em 17/3, uma comitiva formada por representantes da Libbs Farmacêutica, do governo federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), e da Prefeitura de Embu das Artes visitaram a UBS.

A implantação do programa é contrapartida da empresa Libbs para a cidade, pelo financiamento que recebeu do BNDES para a construção de sua planta de medicamentos biológicos, investimento de R$ 1,2 milhão. “Participar da implantação desse projeto é uma obrigação nossa. Estamos na região há 30 anos. Por ser fabricante de remédios, a Libbs tem uma responsabilidade muito grande quanto à saúde. É perfeitamente compatível com a missão da empresa se estender e ver o que se pode fazer pela saúde aqui na cidade”, declarou o presidente da Libbs Farmacêutica, Alcebíades de M. Athayde Jr.

Para Pedro Palmeira, chefe do Departamento de Produtos para Saúde do BNDES, é preciso contextualizar aonde esse projeto se encaixa dentro das ações do banco. “O que o BNDES vem fazendo há cinco anos é tentar induzir as empresas, financiadas por ele, a investirem em projetos sociais, de preferência em torno de seus prédios, suas fábricas, ou seja, na municipalidade em seu entorno. Assim, temos trabalhado para que projetos acima de R$ 100 milhões tenham que necessariamente contemplar uma pequena parcela de investimento social. Não é investimento a fundo perdido. É um projeto em que o banco financia a empresa”, afirmou.

No caso da Libbs, é uma parceria feita em condições especiais, para que pudesse escolher um projeto social que ela quisesse apoiar. “A empresa, através da assessoria da Agência Cause, identificou essa questão da saúde como uma variável que poderia ser atacada através de uma ação social, trazendo resultados para o município e toda a sociedade de modo geral”, disse Pedro Palmeira. Destacou que a visita à UBS embuense deixou ele e sua equipe felizes. “A gente está acostumado a visitar as obras que o BNDES financia, como complexos industriais, grandes fábricas, mas é a primeira vez  que nossa equipe vem a um posto de saúde e vê resultado dessa ação de financiamento também como Banco de Desenvolvimento”, finalizou.

Mais qualidade no atendimento

O Projeto Tempo É Saúde deverá tornar mais ágil o atendimento na UBS e depois que estiver funcionando plenamente será levado às outras UBSs da cidade. São 16. Sua função é ordenar o trabalho de atendimento, encaminhamento e até consulta do paciente, informou a secretária municipal de Saúde, Sandra Magali Fihlie. “Até mesmo nós, gestores, poderemos ter acesso a todos os atendimentos em tempo real pelo sistema, que deve reduzir formação de filas para atendimento nas unidades, auxiliar profissionais do setor, evitar que o paciente fique andando de um lugar para outro, porque o seu prontuário estará disponível on-line”, disse.

Na UBS Eufrásio, a gerente Jeane Soares Vieira, acompanhada da responsável técnica de enfermagem, Sheila Lima, mostrou o sistema em funcionamento e explicou sobre procedimentos da sua equipe, que passou por treinamento e continua recebendo orientação. A instalação do sistema nas outras UBSs da cidade deverá ocorrer até julho, prazo dado pelo governo federal para implantação do e-SUS em todo o País.

Participaram do evento Gustavo Mejdalani, Carla Reis, Pedro dos Passos, André Candim, Maurício Neves, do BNDES; Márcia Martini, da Libbs: Marcel Vieira, da Agência Cause, ente outros.

Comentários