Vida nova para o Centro Educacional Armando Vidigal em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 1/08/2010

A tarde de sábado, 24 de julho, ficará guardada na lembrança de familiares e educadores de crianças e jovens atendidos pelo Centro Educacional (CED) Armando Vidigal, no Jardim São Marcos. A cerimônia de entrega de inauguração da reforma e ampliação foi marcada por muita emoção e alegria. “Está tudo lindo, maravilhoso” – disse Nilda Ferreira Almeida, mãe do estudante Wellington de Almeida, 13, ao entrar no novo espaço.

Projetado pela arquiteta da Prefeitura, Ana Paula Prado, o CED Armando Vidigal ganhou uma área de hidroterapia de 90m², composta por uma piscina de 20m², com aquecedor e hidromassagem, além de vestiários. Também foram ampliadas as salas de aula, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, musicoterapia, odontologia, assistência social e do fraldário. A reforma envolveu, ainda, a troca de azulejos, pisos e acessórios dos banheiros, revisão geral das instalações elétricas e hidráulicas, adequação de todos os pavimentos e ampliação e cobertura da quadra. Uma pista de marcha, para treino de movimentos e caminhada, também foi instalada no local.

O prefeito Chico Brito destacou a Sala de Atividades Básicas da Vida Diária. Uma casa de verdade, com sala, quarto, cozinha e banheiro, onde as crianças terão oportunidade de aprender a realizar tarefas que vão facilitar o seu dia-a-dia. “Todos nós temos limites físico e psíquico, medo, angústias. Respeitar a diversidade é o maior valor que a humanidade pode ter. Muitas guerras perderiam o sentido se as pessoas enxergassem o outro como ele. Só quem é mãe e pai sabem de verdade o que significa o dia de hoje” – disse o prefeito que também anunciou a entrega de uniforme e mochila para os estudantes.

Rosimary Mendes de Matos, secretária de Educação, fez um agradecimento especial ao grupo de mães que acompanhou todas as reuniões que antecederam as obras. “São pessoas muito participativas, que querem o melhor para seus filhos” – afirmou. A secretária ressaltou que o governo tem um olhar especial para os deficientes e lembrou da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, que será realizada no mês de agosto.

Em seu pronunciamento, o vereador Silvino Bomfim lembrou da professora Aurineide Costa Moreira, que faleceu em março desse ano, e foi uma incansável lutadora pelas implantação de políticas públicas para as pessoas com deficiência. A diretora do Centro Educacional, Silvana Batista, agradeceu as diretoras que receberam os estudantes durante os seis meses em que o espaço esteve em obras.

Presente ao evento, a viúva do Armando Vidigal, autor da Canção de Exaltação a Embu, músico e professor da rede municipal, dona Cidinha Rosa disse que no espaço há muito amor. “Eu trabalho aqui desde a inauguração. É um momento de muita felicidade” – afirmou. Seus filhos, genros, noras e netos também fizeram questão de prestigiar a cerimônia.

A Banda Municipal de Embu das Artes animou o evento com seu divertido repertório e foi responsável por executar o hino nacional e a Canção de Exaltação a Embu. Crianças da Escola Municipal Professor Mauro Ferreira da Silva interpretaram em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) a música Sinônimo do Amor, sucesso da dupla sertaneja Bruno e Marrone. A cerimônia foi interpretada me Libras pela professora Tatiana Gonçalves Almeida. O vice-prefeito Natinha, secretários, vereadores, lideranças, representes do Orçamento Participativo e imprensa participaram da festividade. As aulas começam na quarta-feira, 28 de julho.

Texto: Daniela Karin

Comentários