Escolas de Taboão da Serra entram na luta contra a dengue

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/03/2015

As escolas municipais de Taboão da Serra também aderiram à campanha “Combate a Dengue: Eu faço parte!”, organizada pela Prefeitura. No último sábado, 28 de fevereiro, “Dia D” da ação, aos menos 13 escolas promoveram reuniões para orientar pais, alunos e a comunidade quanto às formas de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Os moradores descobriram que, diferente do que se pensa, 80% dos criadouros estão dentro de casa. “O mosquito se reproduz em qualquer coisa que possa acumular água, até mesmo no copo onde se colocam as escovas de dentes”, explica a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner. “Optamos por fazer esta mobilização para chamar a atenção dos moradores e convidá-los a serem nossos aliados no combate ao mosquito”, conclui.

Além de escutar orientações, os pais receberam folhetos com explicações sobre os principais sintomas da doença, locais que possam servir como criadouros, e sobre o fumacê – nebulização de inseticida para matar os mosquitos adultos. A Prefeitura também criou o “Disque Dengue: (11) 4788-5609”, canal atrelado à Ouvidoria para que os moradores possam fazer denúncias, esclarecer dúvidas ou obter informações sobre o combate à doença. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, João Medeiros de Sá Filho, ressalta que as ações nas escolas não se restringem ao Dia D. “Desde o ano passado tratamos com os alunos o combate a dengue. Este ano daremos continuidade aos trabalhos em sala de aula, pois quando as escolas se envolvem em um projeto, este se torna ainda mais eficaz, uma vez que os alunos apresentam aos pais e a família aquilo que estão aprendendo na escola”, explica.

Sintomas 

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça, nas articulações, na musculatura e no fundo dos olhos. Cansaço, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo também são características da doença. Em caso de suspeita da doença, os moradores devem procurar o posto de saúde mais próximo e beber bastante líquido, principalmente água e soro caseiro. 

Comentários