Parceria entre Prefeitura de Embu-Guaçu e Parque da Várzea garante reflorestamento

Por Sandra Pereira | 22/02/2015

Colocando em prática sua política de preservação e respeito ao meio ambiente, a Prefeitura de Embu-Guaçu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo e o Parque Estadual da Várzea firmou parceira para a manutenção do viveiro municipal de mudas nativas. A primeira iniciativa foi reformar o viveiro que fica no interior do Parque da Várzea, localizado na entrada da cidade. A ideia é recuperar as áreas degradadas, investir na arborização e no paisagismo urbano da cidade, recuperação de matas ciliares e no entorno do Parque da Várzea.

Também irão ser desenvolvidas atividades de educação ambiental e de capacitação através de um projeto na rede municipal de ensino, pois a intenção é estabelecer as reais funções de um viveiro de mudas por meio de ações permanentes, principalmente voltadas às práticas conservacionistas e da educação ambiental.

Segundo o diretor de meio ambiente e turismo, Tony Godoy, que foi intermediário para tal parceria, o viveiro será implantado através da revitalização e adequação das antigas instalações existentes na área do Parque.

“A reforma foi custo zero para a Prefeitura bem como para o Parque, uma vez que a estrutura foi financiada por empresário do município. Ganhamos um viveiro novo para produzirmos e para armazenarmos mudas adquiridas através de compensações ambientais”, diz o diretor.

A preservação das matas ciliares é essencial para o equilíbrio do meio ambiente e para o desenvolvimento rural sustentável. Esta vegetação é importante porque protege o solo e a água, reduz o assoreamento dos rios, propicia a dispersão de espécies da flora nativa entre outros benefícios. Grande número de mudas produzidas no viveiro municipal será doado aos proprietários rurais para recomposição e recuperação das matas ciliares.

De acordo com o Prefeito Clodoaldo Leite (PMDB) esse espaço terá importância fundamental para fornecer mudas para reconstituir áreas de preservação, além de proporcionar uma reserva de mudas destinada a recuperação de áreas degradadas no município. “Além de preservamos o que temos de melhor que é a natureza, vamos acelerar o processo de arborização da cidade”, completa Clodoaldo.

O espaço vai possibilitar um melhor planejamento para a aplicação de projetos municipais de incentivo ao meio ambiente.“Há tempos vínhamos enfrentando um pequeno problema de transferência e local adequado para manutenção e armazenamento das mudas [...] Agora está solucionado e já estão sendo colocadas em prática muitas ações, como o plantio de árvores, criação e distribuição de mudas, tudo realizado através da secretaria do meio ambiente”, afirmou o Prefeito.

Para o gestor do Parque da Várzea, Flávio Sól, a intenção é tornar o Parque uma referência na educação ambiental e no incentivo ao plantio. “A preocupação com o meio ambiente e com cuidados relacionados aos recursos naturais estão cada vez mais em evidência, por conta disso temos que nos empenharmos para ações nesse sentido”, ressaltou o gestor.

A secretaria municipal de meio ambiente e turismo tem um planejamento para plantar ainda esse ano aproximadamente 10 mil mudas.

“A partir de setembro quando, normalmente, começam o período das chuvas vamos reflorestar vários locais do município, inclusive a recuperação de uma área degradada no Parque Estadual da Várzea”, comenta o tecnólogo ambiental, Flavio Itapura. 

“O viveiro municipal contará semestralmente com cerca de 10 mil mudas de diversas espécies nativas regionais da mata atlântica e tem como objetivo a produção de 20 mil mudas por ano, para arborização das áreas urbana e rural da cidade. Assim seremos o maior programa de reflorestamento da região”, afirmou o tecnólogo.

No local encontra-se uma grande variedade de mudas, tais como: Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Araucária, Manacá, Guaresmeira, Jussara, Paineira, Ingá, Aroeira, Araçá, Paineira e Pitanga. Agora, com a criação e o estabelecimento do projeto de manutenção e de um local definitivo para o viveiro municipal, se está proporcionando um futuro mais próspero na área ambiental, na busca por um desenvolvimento sustentável.

Comentários